Com apoio da SSPDS, Orquestra Filarmônica lança livro contando trajetória de 21 anos

13 de junho de 2019 - 17:36 # # # #

Fotos: Aline Freires

Em uma apresentação realizada no Teatro RioMar Fortaleza, na noite dessa quarta-feira (12), a Orquestra Filarmônica do Ceará (OFCE) realizou o lançamento do livro e CD “Orquestra Filarmônica do Ceará: uma vida, um destino, 21 anos de história”. O material conta a história dos 21 anos da OFCE, completados em maio desse ano. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou, em março de 2018, em parceria com os músicos, um projeto social que visa levar aulas de música para crianças carentes, de forma gratuita.

Criada em 22 de maio de 1998, em reunião na casa da mãe de seu criador, o maestro cearense Gladson Lima de Carvalho (58), a orquestra, que foi a primeira sinfônica do Ceará, tem a missão de promover a capacitação de novos músicos, servir de laboratório profissionalizante e reunir grandes talentos do Ceará. De acordo com o regente, a OFCE gera trabalho e renda para cerca de 50 profissionais da música.

Para o maestro Gladson, presidente e diretor artístico da OFCE, que realiza aulas gratuitas e contribui, em parceria com a SSPDS, para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes, o momento foi especial e marca a trajetória da Orquestra. O regente, que iniciou a vida musical em um projeto social, em 1975, na Barra do Ceará, ressaltou a importância das artes para retirar jovens do mundo do crime. ‘’Eu fui salvo pela música e sei o poder que ela tem de salvar vidas. É importante que a secretaria entenda isso e invista nesse tipo de prevenção”, afirmou. Hoje, aos 58 anos, sendo 42 anos dedicados à carreira musical, o maestro conta com diversas apresentações no Brasil e no exterior.

Na ocasião, além do lançamento do livro e do CD, a Orquestra apresentou músicas que marcaram a carreira de Frank Sinatra, em concerto especial de Dia dos Namorados. O tributo, regido pelo maestro Gladson Carvalho, contou com a participação do cantor Milton Nunes, além da interpretação dos tenores Ricardo Máximo e Franklin Dantas.