CBMCE e Ciopaer/SSPDS realizam a entrega de cestas básicas e medicamentos a população ilhada em Itapajé

26 de abril de 2024 - 16:59 # # # #

Após o sangramento do açude Caxitoré, localizado entre as cidades de Umirim e Itapajé – que pertencem à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado -, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do CBMCE, em um trabalho conjunto com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizaram, nessa quinta-feira (25), a entrega de cestas básicas e medicamentos e atendimentos médicos a população de localidades que ficaram ilhadas na região.

A ação iniciou após o coordenador da Defesa Civil do município de Itapajé acionar as Forças de Segurança do Estado e informar sobre a situação na localidade de Pitombeiras após a cheia no açude Caxitoré – que voltou a sangrar após 15 anos. No local, a ponte que dá acesso a outras localidades ficou inundada devido a cheia do açude, impedindo assim o trânsito de pessoas e veículos.

Diante do acionamento, na manhã dessa quinta, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) forneceu 80 cestas básicas para serem entregues às famílias. Os alimentos foram transportados com o auxílio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social de Ceará (SSPDS/CE).

A aeronave Fênix 02, que saiu da base da Ciopaer em Sobral, na AIS 14, foi tripulada pelos delegados da Polícia Civil Junior Vieira, piloto do helicóptero, e Gabriela Lima, a co-pilota. Também estavam na tripulação da aeronave os subtenentes do Corpo de Bombeiros Wanderley e Medeiros, além do comandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Sobral, tenente-coronel Roberto Moraes, bem como profissionais de saúde e medicamentos. A ação ocorreu, também, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapajé.