Secretário da SSPDS apresenta estratégias e tecnologias aplicadas à segurança pública durante palestra no MPCE

3 de maio de 2019 - 18:09 # # # # # #

Diante de mais de 200 promotores, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, palestrou, na manhã desta sexta-feira (3), sobre o tema “Estratégia e Tecnologia Aplicadas à Segurança Pública”. A apresentação, que também foi conduzida pelo superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, aconteceu na sede dos Centros de Apoio Operacionais do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com a presença do procurador-geral de Justiça (PGJ), Plácido Rios.

Assim como em outras apresentações promovidas com representantes de outros órgãos e instituições parceiras, o gestor da SSPDS divulgou as ferramentas tecnológicas e estratégias adotadas pela segurança cearense que têm sido referência nacionalmente. Inclusive, é por meio de tais medidas, que o Ceará tem reduzido, por 13 meses seguidos, os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), e por 23 meses, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

“Desde que eu cheguei aqui, no início de 2017, sempre buscamos uma aproximação e parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará. É uma honra estar aqui e poder debater um pouco sobre segurança pública com todos vocês. Acho que esse momento é importante, porque desde 2017, muita coisa aconteceu. Entre altos e baixos, muitas pessoas tentaram explicar de forma categórica o que vem acontecendo. Então, a nossa ideia hoje é mostrar tudo que percorremos até aqui e mostrar as consequências das ações implementadas”, iniciou André Costa.

O secretário aproveitou para destacar os focos da pasta da segurança cearense que se baseiam na investigação e inteligência; valorização do profissional; o uso da ciência e da tecnologia e a presença territorial. Entre os trabalhos apresentados estava o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), que atua no combate à mobilidade do crime,e o “Big Data” da segurança pública, que é alimentado por cerca de 50 sistemas dos órgãos de segurança pública do Estado e de instituições parceiras, que foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão em diversas áreas. Ferramenta, esta, que tem sido destaque entre os demais estados da Federação e que é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Outra medida que tem impactado na redução dos crimes e que foi apresentado durante a palestra é a territorialização do policiamento em locais com maiores incidências de crimes, por meio do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), desenvolvido pela SSPDS. Com bases fixas e serviços da Prefeitura de Fortaleza, como urbanização e pavimentação, é possível reduzir os crimes nessas áreas e alcançar um balanço positivo para a segurança pública do Estado.

“Algumas pessoas nos procuram para falar sobre as tecnologias que estamos desenvolvendo, e eu sempre digo que o mais importante ainda é a estratégia que há por trás disso. A tecnologia é uma ferramenta que investimos muito e que veio para potencializar o nosso trabalho. No entanto, ela não substitui o ser humano”, finalizou André Costa.

Leia mais:

Gestores da SSPDS e MPF se reúnem para tratar a integração de dados entre órgãos

Representantes da SNDCA visitam a SSPDS para conhecer o Big Data da segurança pública

Secretário da Segurança do ES visita SSPDS para conhecer o Spia e outras ferramentas