Gestores da SSPDS e MPF se reúnem para tratar a integração de dados entre órgãos

23 de abril de 2019 - 18:21 # # #

Com o objetivo de formalizar um termo de cooperação para a integração de dados, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, se reuniu, na manhã desta terça-feira (23), com o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), Rômulo Conrado, na sede da pasta cearense. Com a presença também do superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, e do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, coronel Marcos Russo, o secretário apresentou os projetos de tecnologia e inteligência, que são desenvolvidos pela Secretaria.

Atualmente, a SSPDS já possui a troca de informações com outros estados da Federação, com órgãos do âmbito estadual, como a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e federal, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Inclusive, é em parceria com a PRF e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que a Secretaria da Segurança desenvolve o projeto Segurança Pública Integrada (SPI), que visa possibilitar o mapeamento de condutas delitivas em infinitos cenários, facilitando a gestão eficiente dos recursos de policiamento, investigação e inteligência.

“Tratamos acerca do estabelecimento de um termo de cooperação, por meio do qual poderemos disponibilizar informações e receber dados do MPF, no intuito de ajudar ambos os órgãos. Da parte deles, principalmente o trabalho que é feito em torno da área de controle de recursos públicos. Da nossa parte, vem o aperfeiçoamento da nossa inteligência e também das nossas investigações. Com isso, trabalharemos para construir isso na maior rapidez possível, assim como tem sido o ritmo incansável do nosso trabalho”, destaca o gestor da SSPDS.

Os representantes da Secretaria aproveitaram ainda para mostrar o funcionamento do Big Data “Odin” e do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), ambos inseridos no projeto SPI. “Nós mostramos muitos dos projetos que a segurança pública do Ceará já desenvolveu, aqui no Ceará, e que tem sido referência em todo o país. Da mesma forma que em breve teremos a oportunidade, a convite do Ministério Público Estadual, de apresentar para membros do órgão e servidores, também foi solicitado pelo gestor que a gente faça essa mesma apresentação e discussão também para o MPF. O objetivo é aperfeiçoarmos o debate em torno das novas tecnologias, inovações, aprendizado cultural, para que possamos melhorar os resultados de cada um dos órgãos”, finalizou.