“Operação Semana Santa 2024”: trabalho das Forças de Segurança do Ceará resulta no menor número de homicídios desde 2009 e de roubos desde 2011

3 de abril de 2024 - 12:22 # # # # # #

A integração dos trabalhos efetuados pelas Forças de Segurança do Ceará, com coordenação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou em bons números durante a “Operação Semana Santa 2024”. Durante o feriadão deste ano, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foi o mesmo registrado em 2023 e 2009, quando aconteceram 25 CVLIs. 

O secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, delegado Filardi, destaca que todos os cenários avaliados na Operação Semana Santa foram positivos. “Houve uma significativa redução nos números de crimes de roubo, nos furtos, nos crimes sexuais. O que se entende da análise desse cenário é que tanto as ações preventivas como a atuação repressiva garantiram os bons resultados. Nós atribuímos o sucesso da operação ao planejamento prévio feito pela SSPDS. As ações de gestão, bem como as de inteligência adotadas durante o período que direcionaram as ações policiais das Forças de Segurança no Estado”, ressaltou.

Houve ainda uma redução de 21,1% do número de ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), quando comparado ao mesmo período do ano passado. Com 258 registros em todo o Ceará, esse é o menor número de casos registrados durante a Semana Santa, desde 2011, quando ocorreram 246 casos naquele ano. No feriadão de 2023, foram 327 CVPs. O CVP agrupa todos os tipos de roubos, exceto o latrocínio, quando há roubo com resultado morte. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). 

“Com o trabalho efetivo do patrulhamento nas ruas de todo o Estado, em especial com o policiamento extra destinado para a Operação Semana Santa, foi possível manter bons números e registrar um resultado geral positivo. Esse resultado, pode ser visto no aumento do número de apreensão de armas de fogo e redução de roubos”, apontou o subcomandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vinícius Vineimar. 

Durante o feriadão, também ocorreu redução de 21,45% no número de furtos, quando foram registradas 326 ocorrências, em 2024, contra 415 no ano anterior. O resultado deste ano é o menor desde 2021, quando ocorreram 279 casos. 

Também durante o período, ocorreu redução de 60% no número de vítimas de crimes sexuais em território cearense, se confrontado com os resultados de 2023. No feriadão deste ano, houve seis (06) vítimas, enquanto na Semana Santa do ano passado, foram quinze (15). Este é o menor índice desde 2009, quando foram registrados 10 crimes desta natureza no Ceará. 

A delegada-geral em exercício da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz, destacou a atuação das delegacias plantonistas e dos profissionais que atuaram ativamente na operação. “Essa maior assistência para a população garantiu a entrega de bons serviços prestados desde a Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, até os polos plantonistas do Interior Norte e Sul”, frisou.

Prisões e apreensões em flagrante 

Os autos de prisão e de apreensão em flagrante, no período da Semana Santa, contaram com um aumento de 10,04%. Em 2024, ocorreram 252 capturas, contra 229 ocorrências no ano passado. 

Apreensão de armas de fogo

Durante o feriadão, houve um aumento de 69,23% no número de armas de fogo apreendidas, em comparação com o mesmo período de 2023. Ao todo, no feriado, foram 66 armas de fogo retiradas de circulação neste ano, contra 39, em 2023.

De acordo com o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, os estudos realizados pela Supesp têm auxiliado no trabalho efetivo das Forças de Segurança no Ceará. “Nós tivemos a redução de CVLIs , sendo esse índice o menor desde 2009, por exemplo. Nosso foco é seguir analisando os dados e garantindo essa redução no Estado”.

Ações do BPRE

As ações do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também obtiveram bons resultados. O número de acidentes com vítimas fatais teve redução de 33,3%, em comparação com mesmo feriadão de 2023. Neste ano, foram registrados quatro casos. Já no ano anterior, foram seis. Já o  número total de acidentes também apresentou uma redução de 7,4%, sendo registrados 25 casos neste ano, contra 27, em 2023.

Referente à Lei Seca, foram autuados por dirigir sob a influência de álcool, 215 pessoas no feriado de 2024. No mesmo período do ano anterior, foram 189. O aumento representa 13,8%. 

“Nós finalizamos a ‘Operação Semana Santa’ com uma redução significativa de 33,3% dos acidentes fatais, o que aponta que o planejamento e a execução da operação atendeu as expectativas”, indicou o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da PMCE, tenente-coronel Nazareno Nunes Cordeiro Filho.

Ações de salvamento

As ações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resultaram em 3.859 prevenções aquáticas, durante o período em todo o estado. Nenhuma pessoa foi a óbito por afogamento em áreas cobertas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Conforme o coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Wagner Alves Maia, a presença constante dos profissionais, associada à prevenção e orientação, resultou nos índices positivos no feriadão. “Esse trabalho de prevenção teve como resultado a redução de quase 50% nas prevenções aquáticas, ou seja, a população está se conscientizando sobre o risco de ocupar aqueles espelhos d’águas e mananciais que a corporação avalia como sendo de risco”, comenta. 

Operação Semana Santa 2024

As ações operacionais contaram diariamente com o trabalho de 5.171 agentes da Segurança Pública e foram coordenadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Ao todo, foram 4.352 policiais militares, 180 policiais civis, 504 bombeiros militares, 73 servidores da Pefoce e 14 profissionais da Coordenadoria de Inteligência (Coin), seis da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e 42 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. A operação ocorreu das 18 horas da última quinta-feira (28), até às 6 horas da manhã de segunda-feira, 1º de abril.

O perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Átila Einstein de Oliveira, destaca a atuação dos profissionais na operação. “Tivemos cerca de 300 servidores à disposição da segurança pública nesse período espalhados nos núcleos da Pefoce. Onde esses atuaram nos atendimentos em locais de crime, exames cautelares e exames balísticos relativos à eficiência e eventual comparação balística”, informou.