SSPDS destaca o trabalho dos setores de atendimento social para servidores das Forças de Segurança 

19 de maio de 2024 - 10:08 # # # # #

Texto: Felipe Regino / Ascom SSPDS
Arte: Leandro Vagner / Ascom SSPDS
Fotos: Arquivo SSPDS

Tendo como objetivos a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa dos direitos, a assistência social é um direito do cidadão e um dever do Estado. Na semana em que se comemora o Dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) destaca o trabalho realizado pelos setores de atendimento de assistência social da secretaria e de seus órgãos vinculados.

O dia 15 de maio foi escolhido para a celebração do profissional de assistência social após a publicação do decreto que regulamenta a profissão, em 15 de maio de 1962, há 62 anos. A  assistência social é uma Política de Seguridade Social – conjuntos de políticas públicas destinadas a garantir proteção social a toda a população -, que fornece os mínimos sociais para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Para os profissionais de segurança pública do Ceará, além de servidores e colaboradores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o serviço de assistência social é oferecido pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); pela Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); e pelo Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Assessoria de Assistência Biopsicossocial 

Criada há sete anos, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), disponibiliza serviços para a manutenção da saúde mental e psicológica dos profissionais que compõem o sistema de segurança do Ceará. O atendimento para o setor de assistência social da assessoria acontece de forma espontânea ou por meio de encaminhamento do setor em que o servidor trabalha. 

“O Serviço Social faz esse cuidado no sentido dos direitos. Em qualquer que seja a área, seja na área da saúde, da habitação, jurídico, se precisar de orientações jurídicas, a gente busca também apoio. E é mais no sentido de ter esse acompanhamento, ter essas orientações, esse suporte psicossocial, porque a gente faz um trabalho junto com a psicologia, também vai dar um suporte para esse enfrentamento do estresse que ele tem diário, essa pressão que os profissionais da segurança pública vivem diariamente”, destacou a assistente social, Germana Araújo, do setor de Serviço Social da Abips. 

A assessoria tem como o público-alvo profissionais de segurança lotados na SSPDS, além de seus órgãos vinculados, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Além dos servidores, o atendimento também se estende para seus familiares, a depender da demanda. 

Serviço:

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) fica localizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Avenida Aguanambi (esquina com a Avenida Borges de Melo), no bairro Aeroporto, em Fortaleza. Para dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato pelos números da Abips ou por meio do WhatsApp. As dúvidas também podem ser encaminhadas ao e-mail da assessoria: abips@sspds.ce.gov.br. A assessoria conta ainda com uma página no Instagram, a @abips.ce.

Administrativo: (85) 98619-4860 / Coordenação: (85) 98419-7412 / Psicologia: (85) 98419-7414 / Serviço Social: (85) 98419-7413

Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa 

Com a proposta de cuidar e monitorar o policial militar, buscando minimizar os efeitos do adoecimento decorrentes da rotina de trabalho diária, a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), desempenha um importante papel na garantia de direitos e na assistência aos membros da corporação e seus familiares diante dos diversos desafios sociais que esses policiais enfrentam.

“A coordenadoria de saúde presta apoio não somente ao policial militar, mas também à família do policial. A gente procura dar esse suporte macro. Aqui, temos o setor biopsicossocial, ao qual hoje eu estou na responsabilidade, que é onde acompanhamos o psicológico e também fazemos o acompanhamento do serviço social no tocante a questões muito específicas. A CSASR realiza todo esse apoio tanto ao policial quanto à sua família”, afirmou a capitã Renata Amaral Mesquita, orientadora da célula biopsicossocial da CSASR.

Atualmente, o Serviço Social da coordenadoria atua com foco em educação em saúde nos Batalhões de Polícia Militar; acautelamento de órteses (cadeira de rodas, cadeira higiênica/banho, muletas, tipoias, botas ortopédicas, cama hospitalar e colchão); políticas afirmativas de apoio ao militar estadual responsável por pessoa com deficiência; apoio às famílias em casos de óbito de Policial Militar; e acompanhamento do Policial Militar da ativa hospitalizado. 

Serviço:

Para acessar os serviços oferecidos pela coordenadoria, os membros da Polícia Militar podem entrar em contato diretamente com a CSASR ou serem encaminhados por sua Organização Policial Militar (OPM). A coordenadoria fica localizada na Rua Tereza Cristina, nº 1575 , no bairro Farias Brito, em Fortaleza.

Telefones: (85) 3101.2241 / (85) 3101.2236 / (85) 3101.4937
Email: cbs@pm.ce.gov.br

Departamento de Assistência Médica e Psicossocial 

Visando desenvolver um trabalho que atenda as necessidades do cotidiano do policial civil, o Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), foi implantado com a proposta principal de minimizar situações nas quais estejam envolvidos os policiais, servidores e/ou seus familiares. 

“Os assistentes sociais do Damps realizam levantamentos sistemáticos e diagnósticos das situações enfrentadas e das causas que levam os policiais e servidores a se afastarem para tratamento  de saúde. Além de realizar visitas às Delegacias, entrevistas com os gestores e rodas de conversas, onde a forma de encaminhamento é orientada, também são feitas visitas domiciliares, hospitalares e institucionais. Enfatizamos ainda a importância desse profissional para a integridade física, mental, social, a garantia dos direitos e a manutenção de vínculos dos integrantes das Forças de Segurança do Ceará”, ressaltou a assistente social, Sônia Regina Codevilla, diretora adjunta do Damps.

O departamento é composto por profissionais de diversas áreas, como: médicos, assistentes sociais e psicólogos, sociólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e educador físico. 

Serviço:

Dentre os objetivos do departamento, está o acompanhamento de casos com os policiais, servidores, colaboradores e/ou familiares que apresentarem problemas na área do comportamento humano e social. O Damps funciona de segunda-feira à sexta-feira, no segundo andar no Palácio da Polícia Civil, que fica na Rua do Rosário, 199, no Centro de Fortaleza.

Telefone: (85) 3101 7367
Email: damps@policiacivil.ce.gov.br