Em evento solene aos 16 anos de criação, Pefoce homenageia profissionais que contribuíram com avanço e modernização da instituição

5 de março de 2024 - 19:15 # # # #

Texto: Felipe Regino | Fotos: Cícero Oliveira / Ascom SSPDS

No evento, foram condecorados servidores que prestaram relevantes serviços à Perícia Oficial de natureza criminal e à Segurança Pública

Com o objetivo de reconhecer e homenagear profissionais que contribuíram ao longo dos 16 anos com a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), promoveu a entrega da medalha “Grande Mérito Policial Científico”. No evento, foram condecorados servidores e autoridades que prestaram relevantes serviços à Perícia Oficial de natureza criminal e à Segurança Pública no Estado. A entrega das medalhas ocorreu na tarde desta terça-feira (05), no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, e contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e do gestor da SSPDS, Samuel Elânio.

A solenidade celebrou, também, os 16 anos de criação da Pefoce, completados no dia 7 de janeiro. Ao longo dos anos, a perícia criminal do Ceará passou por grandes avanços tecnológicos que tornaram a instituição referência em investigação forense e ciências criminais no Brasil, além da sua capacidade de solucionar os mais complexos casos que ocorrem no Estado, trazendo justiça e segurança para a sociedade cearense.

Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, que também foi agraciada com a medalha “Grande Mérito Policial Científico”, destacou a importância do trabalho realizado por todos que compõem a Pefoce. “Me sinto muito orgulhosa, muito honrada, de receber esse prêmio e que o nosso esforço será de continuar ali honrando, não só o prêmio, não só o reconhecimento, mas que esse reconhecimento possa ser feito também pela população. E ele é feito pela população, mediante as mãos de cada um de vocês, que doam seu tempo, suas vidas, abdicam muitas vezes da família, da vida pessoal, para se dedicar a esse tema que é tão urgente, tão delicado, que é a Segurança Pública. Portanto, muito obrigada a cada um e a cada uma de vocês. Estou muito honrada em ser homenageada nesta tarde”, declarou a vice-governadora do Ceará.

Durante sua fala no evento, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou os investimentos do Governo do Ceará destinados à Pefoce. “No final do ano passado, o governador Elmano entregou novos equipamentos para as áreas de balística, informática e de toxicologia. Esse é um investimento que vai, cada vez mais, fortalecer as investigações da Polícia Civil, as ações preventivas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Tudo isso resultado do trabalho realizado pela Perícia Forense. São investimentos como esse, fruto de grandes avanços tecnológicos, que tornaram a nossa Pefoce referência em investigação forense e ciências criminais no Brasil”, destacou o secretário.

Após a exibição do vídeo institucional que apresentou os trabalhos realizados pela Pefoce e todos os setores da instituição, o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Júlio Torres, reforçou a importância dos investimentos para a Pefoce. “Hoje podemos contar com tecnologia de ponta, isso é muito positivo. Sabemos que fazer polícia científica, ou seja, fazer uma prova técnica de qualidade, exige tecnologia. Para isso, temos o Governo do Estado que valoriza a Segurança Pública, que não tem medido esforços para nenhuma das vinculadas (da SSPDS) e com a Pefoce não é diferente. Com esses investimentos para a perícia, a gente vem tendo várias aquisições e novos equipamentos, e com isso estamos trazendo resultados positivos, e a tendência é que consigamos inovando e incrementando ainda mais as perícias técnicas no Ceará”, concluiu o perito-geral da Pefoce.

Homenageados

Na solenidade, foram entregues para 23 personalidades a medalha “Grande Mérito Policial Científico”. Dentre os homenageados na tarde desta terça, estão o governador do Ceará, Elmano de Freitas, representado, na solenidade, pela vice-governadora do Ceará, Jade Romero, que também foi homenageada; o secretário da Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Costa; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides; o deputado estadual, Evandro Leitão; e o procurador-geral de justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho.

Também foram condecorados servidores da Pefoce e os chefes das instituições vinculadas à SSPDS – o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto; o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; e o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves.

Receberam, também, a medalha “Grande Mérito Policial Científico”, a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; a assessora de prevenção à violência (PReVio) da Casa Civil, Carla da Escóssia; os auxiliares de perícia, Alexsandra Teles, Andrea Saboya, Paula Kaianny da Silva Mota e Ricardo Filgueiras; os médicos peritos Ana Martins Vieira e Antônio Daniel Leite; os peritos criminais Francisco de Assis Oliveira, Francisco Andreazio, Júlio Cesar Rodrigues e Lucas Antônio; e a perita legista Danielle de Paula Magalhães.