Senasp/MJSP promove curso de pós-graduação sobre o Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas

21 de dezembro de 2023 - 12:11 # # # #

Profissionais das Forças de Segurança do Ceará podem se inscrever no curso de especialização; inscrições abertas até 21 de janeiro

Visando ampliar o questionamento e a reflexão sobre os problemas relacionados aos crimes ambientais e a violência praticada contra as populações indígenas e seus territórios, tanto local, regional, nacional e internacional, a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promove um curso de pós-graduação sobre o Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas. As inscrições do curso encontram-se abertas até o dia 21 de janeiro de 2024.

O público-alvo do curso, que tem nível de especialização, são profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), como policiais militares e brigadistas militares; policiais civis; bombeiros militares; peritos e técnicos de Segurança Pública; além de guardas municipais dos municípios indicados como prioritários no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

Com um total de 200 vagas, o MJSP prevê que serão abertas quatro turmas com 50 alunos matriculados. O curso de especialização terá um total de 465 horas/aulas, e será realizado na modalidade de ensino à distância (EaD) – sendo 70% das aulas síncronas (tempo real docente e alunos) e 30% aulas assíncronas (atividades desenvolvidas pelos alunos).

Vagas para o Ceará

Para o Ceará, as vagas serão distribuídas em duas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Brigada Militar; duas para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); uma para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); e uma para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Serão distribuídas seis vagas por estado da federação e o Distrito Federal, totalizando 162 vagas. As demais vagas são para as Guardas Municipais dos municípios indicados, servidores mobilizados do Ministério da Justiça; e vagas extras para policiais militares de estados indicados no edital.

Confira o  Edital clicando aqui.

Curso: Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas

Período de inscrições: 18 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024

Quantidade de vagas: 200

Público-alvo: Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Policial Militar/Brigadistas Militar; Policial Civil; Bombeiro Militar; peritos técnicos da Segurança Pública e Guardas Municipais- dos municípios indicados como prioritários no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2)