SSPDS e Senasp participam de solenidade de encerramento do Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil

29 de setembro de 2023 - 18:31 # # # # #

Tendo como foco principal a integração e o debate sobre a atuação das Forças de Segurança, o Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil reuniu representantes do setor bem como reforçou a parceria entre as secretarias de segurança. O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, e o secretário Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar, participaram da solenidade de encerramento do Fórum, realizada nesta sexta-feira (29), no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza.

Com debates sobre a atuação das Forças de Segurança e as políticas de Segurança Pública aplicadas aos estados e municípios, o evento ocorreu dos dias 26 a 29 de setembro, e contou com a presença de diversos representantes do setor, oriundos de mais de 190 cidades e 25 estados brasileiros.

De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o momento foi importante para destacar os trabalhos integrados entre o estado, os municípios e as demais entidades. “É importante destacar que temos esse trabalho de integração dentro da Segurança Pública do Ceará e buscamos sempre fortalecer esse contato e atuação com as outras instituições e secretarias. Esse evento é a prova de que todos nós iremos retornar para nossas devidas atuações com mais conhecimentos e aprendizados que, com certeza, serão aplicados e potencializarão a segurança pública dos demais estados e municípios”, destacou o secretário da SSPDS durante a sua fala.

O secretário Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar, esteve presente na solenidade e ressaltou que o momento é para que haja um maior impulsionamento das Forças de Segurança tanto na garantia da segurança da população brasileira como no combate à criminalidade. “Posso dizer que é um orgulho estarmos reunidos e compartilhando nossas ações e conhecimentos, pois é por meio desse fortalecimento e comprometimento das Forças de Segurança, que iremos seguir adotando medidas que potencializam as ações de combate à criminalidade. Estamos todos na mesma página, unindo os municípios, os estados e a sociedade para debates que nos direcionam para um país onde garantimos ainda mais a segurança da nossa população”, concluiu o secretário da Senasp.

Participação

A solenidade de encerramento do evento também contou com as presenças do coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, secretário da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã; do inspetor Marcílio Linhares Távora, diretor da Guarda Municipal de Fortaleza e presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Guarda Municipais (CNDGM); do presidente do Fórum Nacional de Defesa Civil, Sósthenes Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems), coronel Pereira Neto; e do coronel Rossini, presidente eleito do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems).

Também estiveram presentes, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutierrez; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres e o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa.