Codes/SSPDS promove reuniões de integração comunitária na Capital e em municípios do Estado

14 de julho de 2023 - 17:26 # # #

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, nesta semana, mais uma rodada das reuniões nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, com propósito de fomentar a cooperação interinstitucional para prevenção da violência e a promoção da defesa social nos territórios. Os encontros aconteceram nas cidades de  Horizonte (AIS 25), Eusébio (AIS 15), Tancredo Neves (7), Madalena (AIS 15), Quixeramobim (AIS 20) e no bairro Barra do Ceará (8), em Fortaleza.

“Nesta semana, estiveram presentes diversos atores da sociedade debatendo políticas públicas, trocando informações e divulgando serviços comunitários institucionais. Com isso, será possibilitado diagnósticos a fim de garantir maior assertividade na prestação dos serviços públicos em sintonia com as prioridades apontadas pela comunidade”, informou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Horizonte

A reunião no município de Horizonte (AIS 25) ocorreu no Centro Cultural Tasso Jereissati, nessa terça-feira (11). O encontro reuniu integrantes da SSPDS, representantes do Codes, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e lideranças comunitárias.

Eusébio

Durante a tarde da terça-feira (11), a Codes da SSPDS realizou o encontro no município do Eusébio (AIS 15), na Escola EEP Professora Alda Façanha, e contou também com a presença do secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira.

Durante o encontro, um diálogo entre os participantes ocorreu com o objetivo de somar esforços e compartilhar experiências para fomentar a cultura de paz, a participação social e o exercício da cidadania.

Madalena

Em Madalena (AIS 15), o encontro ocorreu nessa quinta-feira (13) pela manhã, no Centro Municipal de Arte e Cultura da cidade, onde promoveu uma reunião com conselheiros de Defesa Social adultos e juvenis, mobilizando e ouvindo lideranças que atuam no fomento da cultura de paz no referido município. Estiveram presentes nos encontros, representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), (PMCE), da PC-CE, do CBMCE, diretores de instituições de ensino das regiões, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias.

Quixeramobim

Já na manhã desta sexta-feira (14), a Codes realizou uma assembleia com diversos diretores dos Conselhos Comunitários de Defesa Social que atuam no Município de Quixeramobim (AIS 20), inclusive com a presença de jovens conselheiros que lideram ações de protagonismo juvenil nessa importante região do Estado. Na ocasião, houve a discussão acerca da solenidade de posse que será promovida em setembro deste ano, onde serão empossados mais de 350 novos Conselheiros Comunitários de Defesa Social que reforçarão a rede de voluntários da Defesa Social na SSPDS.