Militares participam de Curso de Policiamento Ambiental

1 de novembro de 2022 - 11:52 # # # # #

Quarenta e quatro policiais militares participam, até o próximo dia 25 de novembro, do Curso de Policiamento Ambiental (CPA), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenado pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A aula inaugural aconteceu, nesta terça-feira (01), na sede da Aesp, e foi ministrada pelo titular da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotor Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, da promotoria especializada em crimes ambientais.

A capacitação tem uma carga horária de 206 horas/aula, e aborda tanto conhecimentos gerais da atividade policial, como Patrulhamento Urbano, Patrulhamento Rural e Tiro Defensivo. Como também disciplinas específicas da modalidade de policiamento ambiental, tais como: Legislação Ambiental, Poluição Sonora, Fauna e Flora, Noções de Primeiros Socorros, Direção Operacional Off-road, Noções de Policiamento Náutico, Saúde Pública e Operações Ambientais.

“Essa é a 6ª edição do Curso de Policiamento Ambiental, no entanto é a terceira com essa grade, que foi reformulada, aumentada, justamente para preparar o policial para atuar no dia-a-dia do Batalhão. O efetivo do BPMA atua em todo o Estado e dependendo da região, o tipo de crime que se combate é diferente. Por exemplo, nos grandes centros, temos mais casos de poluição sonora e maus-tratos aos animais. Indo para o Interior, têm a questão da caça e do comércio irregular. Já em outros locais há ocorrências de extração de madeira irregular. E todos esses assuntos são vistos no curso, porque já prepara o policial para esses tipos de situações, independentemente de onde ele estiver”, destacou a coordenadora do curso, capitã PM Talyta Barros Maciel.

Sobre o BPMA

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) é a unidade da Polícia Militar do Ceará responsável pelo cumprimento das demandas relacionadas ao atendimento de ocorrências e fiscalização ambiental em ações individuais ou em parceria com os órgãos ambientais, como a Secretaria Municipal e Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), entre outros. Atualmente, o BPMA conta com um efetivo de aproximadamente 270 policiais militares.