Curso Superior em Segurança Pública é iniciado na Aesp com oficiais da PM e do CBMCE

6 de maio de 2024 - 17:49 # # # #

Textos e fotos: Ascom Aesp/CE

Quase 50 oficiais superiores iniciaram, nesta segunda-feira (6), o Curso Superior de Segurança Pública. A qualificação é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e pretende habilitar o corpo discente à ascensão funcional ao posto de coronel. A aula inaugural foi ministrada pelo titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa.

Participam do curso 40 oficiais da PMCE, sete do CBMCE e uma oficial da Polícia Militar do Estado do Piauí. A turma iniciou o curso superior assistindo à palestra Dinâmica Global do Crime Organizado. A partir de agora, com duração de 404 horas-aula, os alunos terão uma extensa matriz pedagógica que inclui conteúdos teóricos e práticos para o aprimoramento de conhecimentos específicos.

Fazem parte da grade disciplinas como Gerenciamento Estratégico e Integrado de Eventos Complexos; Governança e Inteligência Estratégica em Segurança Pública; Comunicação Institucional Estratégica; Relações Étnico-Racionais, Gênero e Orientação Sexual; Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão de Acionamento de Aeronaves, entre outras.

“Mais uma vez, esta Academia cumpre a sua função de oferecer uma formação continuada de qualidade aos servidores das forças estaduais. Não tenho a menor dúvida de que os oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros terão um curso que muito enriquecerá seus currículos pessoais. Mas, para além do profissional, esse curso terá como diferencial a entrega de quadros mais capacitados para a sociedade”, opinou o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

Barreto também leu aos presentes uma mensagem do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, justificando não estar presente à aula inaugural e saudando a nova turma. “Peço desculpas pela ausência nesse momento tão importante de início do CSSP ao tempo em que gostaria de reforçar a admiração e respeito a todos os oficiais por todo empenho e dedicação, motivo pelo qual buscamos esse reconhecimento através da ampliação do número de vagas para o curso, e assim valorizar o profissional de segurança pública, na certeza que o sistema de segurança ganhará muito com esse aperfeiçoamento profissional, bem como a sociedade cearense e a família de cada um dos senhores e senhoras aqui presentes”, escreveu o gestor. “Contem sempre com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará e suas vinculadas, além de terem na figura desse secretário um amigo e um admirador do trabalho de todos que fazem a polícia militar do Estado do Ceará”, complementou Elânio.

Coronel comandante do CBMCE elogia grade curricular

O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, pontuou sobre a importância desse curso na carreira de cada um daqueles oficiais. O oficial indicou que a grade curricular do curso tem diversas disciplinas que serão utilizadas no dia a dia de cada profissional. “Aquilo que aprendi durante o Curso Superior de Segurança Pública eu utilizo até hoje. Ressalto, aqui, meu apoio incondicional à Aesp, uma instituição sempre de grande importância na formação dos bombeiros”, frisou.

Já o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alex Fernandes Ferreira, reiterou a relevância do Curso Superior de Segurança Pública. “É um curso divisor de águas, não é apenas um curso de ascensão profissional. É o que leva profissionais para um nível ainda mais estratégico. Há pessoas que vão iniciar essa formação com quase 30 anos de carreira, o que demonstra a experiência dos discentes e o quanto é importante aproveitar o CSSP”, indicou.

Coronel da PMCE lembra tragédia do RS

Representando o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo Nascimento de Sousa, o coronel Jano Marinho, fez uma referência às vítimas e aos prejuízos que vêm sendo registrados em parte do Rio Grande do Sul. “Então, que fique aqui também para a gente a reflexão de que a gente faz tudo para ter segurança. E não é apenas segurança física, mas também a segurança espiritual, a segurança mental da gente. A gente não sabe quando a nossa natureza vai se revoltar. E nem a gente não está preparado para perder”, refletiu o oficial.

Um dos alunos da atual edição do CSSP é o tenente-coronel PMCE Francisco Erlanio Matoso de Almeida. Para ele, além da satisfação em fazer parte de uma turma como essa, é extremamente positivo o sentimento de estar em processo de qualificação para melhor servir. “A gente compreende que todo conteúdo é importante para desenvolver a carreira, a trajetória, a biografia de um servidor público. Não é somente uma qualificação para satisfazer desejos ou vontades pessoais, mas – principalmente – para permitir um trabalho diferenciado em prol da nossa população”, descreve o oficial.