Aesp/CE reúne alunos-soldados da PMCE em solenidade no FormaCE
10 de maio de 2024 - 11:22 #AESP #Alunos-soldados da PMCE #FormaCE #Solenidade
Texto e Fotos: Ascom Aesp/CE
“Vocês são a razão de ser da Aesp!”. Foi com essas palavras que, nessa quinta-feira (9), os alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam boas-vindas para mais uma solenidade institucional promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A mensagem da diretora de Planejamento e Gestão Interna, coronel Asmenha Torquato, marcou a abertura da Quinta-Feira Cívica, no Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), no bairro João XXIII.
A cerimônia contou com as presenças do comandante do Comando de Policiamento do Interior Sul – 4º CRPM, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, e do chefe da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da SSPDS-CE, tenente-coronel CBM Vanderlan. Ambos foram recebidos pela coronel Asmenha e pelo coordenador-geral do Curso de Formação de Soldados da PMCE, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Matos Barreto.
Aluna do 50º Pelotão faz uso da palavra na cerimônia institucional
A aluna-soldado Vithória Regia Silva da Oliveira lembrou que a turma superou quase 70 mil concorrentes no processo até aqui. “Que possamos nós, alunos-soldados, reafirmar, na glória de contemplar o pavilhão nacional, ascender ao horizonte desta corporação militar o desejo de pertencer. Aquele desejo que inspirou tanta dedicação aos estudos, abdicação das distrações e investimentos ao enfrentar cada fase do nosso certame… Que possamos sentir-nos escolhidos dentre os 69.293 inscritos, corações pulsantes que desejaram estar aqui. Compreendamos que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”, destacou a militar.
Ex-diretor-geral desta Academia, o coronel Clairton Abreu falou aos alunos-soldados sobre o privilégio que cada um tem de estar vivendo essa realidade na instituição. “Aproveitem os ensinamentos, aproveitem esses momentos de convivência acadêmica. É aqui onde se iniciam e se fortalecem amizades que vão perdurar toda a vida profissional. Representem bem suas famílias, sua instituição. Dêem sempre o melhor de vocês que a PM também ofertará o melhor. É uma via de mão dupla”, comentou o oficial, parabenizando ainda os militares por terem chegado até essa fase. “Nossa missão é servir”, reiterou o oficial.
A professora Carla Freitas representou na solenidade o diretor da FormaCE, Ronaldo Maia. Ela falou sobre o modo como a instituição se sente feliz em acompanhar o cotidiano de formação dos alunos-soldados. “Enquanto professora, vejo o quão é relevante a parceria entre duas instituições que têm que caminhar igual, tendo em vista que ambas vão servir os cearenses. Gostaria de desejar felicidade e paz para todos e todas”, indicou. “Meu pai foi policial militar e formou três professoras. Foi um militar que formou três professoras com muita honestidade, retidão e diálogo”, reiterou.
Além de destacar que os servidores da Segurança Pública em fase de formação – inicial ou continuada – são a razão de existir desta Academia, a coronel Asmenha trouxe uma série de reflexões aos alunos-soldados durante a Quinta-Feira Cívica. “É sempre uma honra e satisfação da nossa parte nos dirigirmos aos nossos discentes. O tempo é veloz e, em breve, todos estarão formados. Aproveitem esse momento, ele é único na vida de vocês. Um dia sentirão falta e saudade do que vivenciam aqui. Vocês retornarão para a Academia, mas para outros objetivos. Cada um dos militares que estão aqui já tiveram essa vivência da formação”, sublinhou a gestora.
“A profissão que os senhores e senhoras escolheram é vocação. Não saiam com dúvidas das instruções. O momento de tirar dúvidas é aqui, pois no teatro de operações da vida real vocês terão poucos segundos para tomar uma decisão, e deve ser a decisão certa. Caso seja errada, vai trazer prejuízos para você e para a sociedade”, previu.