Forças de Segurança recebem 69 novas viaturas para reforçar ações policiais e de busca e salvamento no Ceará

21 de setembro de 2022 - 12:01 # # # # # # # # # # # # #

O Governo do Estado do Ceará realizou a entrega de 69 novas viaturas para as Forças de Segurança Pública, com o intuito de reforçar as ações policiais e de busca e salvamento, desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na Praça da Lagoa da Parangaba, em Fortaleza, e contou com a presença da governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron.

Durante a entrega, a governadora afirmou seguir com o compromisso de melhorar, progressivamente, as condições de trabalho das Forças de Segurança. “A questão das viaturas é um desses recursos importantes, que já vêm sendo garantido ao longo desses anos e, agora, com mais essa entrega. São 69 viaturas, sendo 51 delas direcionadas para a Polícia Civil, 15 para a Polícia Militar e três para o Corpo de Bombeiros”, relatou Izolda Cela.

A gestora reforçou ainda a importância da aquisição e da manutenção desses equipamentos. “Nós temos inclusive, além da aquisição, o aluguel, que também é uma modalidade importante, porque garante reposições rápidas, que estão dentro do contrato. Tudo isso é feito para darmos aos profissionais, as condições necessárias para o trabalho”, destacou. Izolda Cela citou ainda a melhoria nas estruturas físicas e expansão de comandos da PMCE como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando para a Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac).

Já o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, falou sobre a importância desses investimentos na Segurança Pública. “Para ter resultados positivos em Segurança Pública é preciso fortalecer o Sistema de Segurança Pública e, para isso, é muito importante o investimento em profissionais de segurança. Houve concursos recentes que permitiram o aumento de integrantes na Polícia Civil e na Perícia Forense, e estamos formando 2.400 novos soldados da Polícia Militar. No entanto, além desse investimento, nos profissionais, nas pessoas, temos também que buscar proporcionar os melhores equipamentos, ou seja, armas de qualidade, viaturas de qualidade, coletes a prova de bala e ferramentas tecnológicas. Devemos investir no sistema como um todo, pessoas e equipamentos”, afirmou.

Além das presença da governadora Izolda Cela e do secretário da Segurança, Sandro Caron, o evento contou com a participação do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Sérgio Pereira; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Ronaldo Roque; do subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Savyo, dentre outras autoridades e representantes dos órgãos vinculados à SSPDS.

Reforço para a PC-CE

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) recebeu 51 novas viaturas que reforçarão o trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Judiciária do Estado. Os novos veículos contemplarão todas as delegacias plantonistas. As viaturas serão destinadas para delegacias dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul), de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Recuperação de Ativos (DRA). As delegacias regionais, metropolitanas e de defesa da mulher dos municípios de Aracati, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Senador Pompeu, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Tianguá, Crateús, Canindé, Canindé, Baturité, Acaraú, Itapipoca, Camocim, Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Horizonte, Maranguape e Sobral.

Viaturas para PMCE

A Polícia Militar do Ceará recebeu 15 viaturas, que serão empregadas no Policiamento Ostensivo Geral (POG) no interior do Estado. Além disso, um novo contrato de locação foi firmado. Caso um desses veículos quebre ou precise de manutenção, o reparo é de inteira responsabilidade da empresa, que deverá substituir a viatura.

Apoio nas busca e salvamentos do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu três viaturas para o serviço de busca e salvamento. As viaturas são de cabine dupla, contam com tração 4×4, direção hidráulica, suspensão reforçada e elevada original de fábrica. São movidas a diesel e possuem equipamento de sinalização acústica e visual. Além de transportar materiais de atendimento de ocorrências em ambiente terrestre, aquático e em altura, os novos carros também darão suporte a operações de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.

Os veículos atuarão em ocorrências de diversas tipologias na área de busca e salvamento, como resgates de animais, acidentes de trânsito com vítima presa às ferragens, corte de árvore, resgate de pessoas presas em elevadores, resgate de cadáver, salvamento aquático e operações de resgate em altura.