Codes da SSPDS promove reunião de enfrentamento à violência na área da Grande Aldeota

29 de outubro de 2021 - 18:05 # # # # # # # #

Dando continuidade às reuniões de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e da propagação de uma cultura de paz, por meio de ações compartilhadas nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, na manhã desta sexta-feira (29), um encontro com representantes intersetoriais da Grande Aldeota (AIS 1) com os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) e outras entidades de Fortaleza.

O encontro, que contou com apoio do 8º Batalhão da Polícia Militar, teve representantes do batalhão, do Sebrae Fortaleza, do Conselho Tutelar de Fortaleza, da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, da Secretaria Regional 2, de policiais militares do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAAV), pertencente ao Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), e representantes das comunidades das Placas e do São Vicente, ambas situadas na região.

“A reunião da Grande Aldeota, que engloba todos os bairros no entorno, teve como um dos destaques o reordenamento e a nova redistribuição dos permissionários da orla marítima de Fortaleza, que passa pela Beira Mar, Mucuripe até a Praia do Futuro. Essa obra reconfigura toda essa lógica dos permissionários, dos ambulantes e de uso do espaço público. Foi uma discussão bastante estratégica para a região, já que muitas comunidades do entorno serão impactadas diretamente pelas ações executadas nessa área”, explicou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes.

O superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, destacou a importância desses encontros para a união e o fortalecimento das comunidades em busca de soluções para os problemas sociais dos territórios: “Essas áreas têm recebido um investimento forte do governo estadual, assim como a segurança pública, com reforço em tecnologia, inovação, contratação e capacitação de pessoal. Nosso esforço diário tem sido de controle dos indicadores da violência, apresentando estratégias e dados para a Secretaria. Essa política de prevenção é muito importante, com ações de aproximação com a comunidade, por meio da Codes”, finalizou.