Perito legista da Pefoce participa de capacitação em São Paulo para padronização de exames

8 de outubro de 2021 - 11:13 # # # # #

O perito legista Wanderley Holanda está representando a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) no curso “Análises Cromatográficas de Alcoolemia e Voláteis em Sangue, Padronização de Técnica e Validação de Método”. A capacitação ocorre no prédio do Instituto Médico Legal da Polícia Científica do Estado de São Paulo desde o dia 4 de outubro, e se encerra nesta sexta-feira (8).

Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em ação conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) e a Polícia Federal (PF), com apoio da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo (SPTC/SP), a iniciativa faz parte do Projeto Minerva, para o fortalecimento das perícias criminais estaduais, e conta com a participação de peritos de 12 estados da federação, dentre eles, o Ceará.

O curso aborda fundamentos de toxicologia forense, para a realização de análises de dosagem de álcool (etanol) no sangue, exame conhecido como alcoolemia, e identificação ou quantificação de voláteis no sangue. O objetivo é a padronização dessas análises toxicológicas, para que todos os estados brasileiros adotem a mesma metodologia de alcoolemia e detecção de voláteis em amostras de sangue. Essa padronização busca a validação dos métodos empregados e os critérios de liberação dos resultados, para que os órgãos de perícia oficial entreguem exames com a maior qualidade possível.

 

Voláteis e Alcoolemia

O perito Wanderley explica que os voláteis são aqueles produtos que as pessoas podem inalar, como as colas, solventes ou a droga conhecida popularmente como “loló”, com os quais as pessoas podem se intoxicar. Há casos de trabalhadores que sofreram intoxicação com o composto químico tolueno, presente na composição de solventes, o que demanda a importância da detecção dessas substâncias nas análises periciais.

A alcoolemia é o exame mais solicitado às instituições de perícia de todos os estados. Segundo Wanderley, o Laboratório de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce já realiza rotineiramente exames de alcoolemia de excelência e o curso vai servir para atualizações e apresentação a novas técnicas, para que os Estados trabalhem o mais parecido possível e com qualidade de excelência. “É um projeto que tem por objetivo passar o máximo da qualidade do exame, para que ele seja reprodutível em qualquer ente estadual”, conta.

Equipamento de ponta 

A aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no curso também é garantida, uma vez que o laboratório da Pefoce dispõe dos mesmos equipamentos de ponta utilizados na capacitação. “Estamos fazendo esse treinamento nos laboratórios do Instituto Médico Legal de São Paulo, com os aparelhos que já trabalhamos no estado do Ceará, que é o cromatógrafo a gás acoplado ao espectrômetro de massas (CG/EM). Os peritos estão fazendo esse treinamento através de uma orientação à padronização, para atingirmos um maior índice de qualidade possível nos nossos resultados”, finaliza do perito.

Projeto Minerva 

O Projeto Minerva é uma iniciativa interinstitucional de aperfeiçoamento de peritos oficiais estaduais, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em uma ação conjunta entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Polícia Federal (PF). O objetivo é a difusão de conhecimentos, técnicas e tecnologias relacionadas com a identificação e a análise de substâncias psicoativas, por meio das capacitações presenciais em regime de imersão total.