Desenvolvimento tecnológico da SSPDS pode auxiliar o Nordeste, avalia comitiva da SSP/PI

15 de setembro de 2021 - 17:40 # # # # #

Fortalecendo a integração entre os estados do Nordeste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) recebeu uma comitiva da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP/PI). O encontro aconteceu na última segunda-feira (13). Segundo os representantes do estado vizinho, considerando a expertise tecnológica e a estratégica para a manutenção do bem-estar social, o Ceará tem potencial para auxiliar no desenvolvimento de tecnologias a serem utilizadas em todo o Nordeste.

Durante a visita, a comissão participou de uma discussão sobre segurança pública baseada em evidências, conduzida pelo superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Dr. José Helano Matos Nogueira. Em seguida, conheceram as ferramentas de tecnologia utilizadas pelo Estado no combate ao crime, sob a condução do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), José Luciano Freire.

“Conhecemos as boas práticas da SSPDS/CE na área de tecnologia, além das metodologias e evidências do Ceará, para atuação integrada das Forças de Segurança no enfrentamento à violência”, comenta Eugênia Nogueira, superintendente do Sistema de Gestão de Riscos da SSP/PI. “O que nos foi apresentado vai nos possibilitar um desenho dos nossos protocolos. O desenvolvimento tecnológico do Ceará certamente poderá auxiliar na construção de tecnologias a serem difundidas nos nove estados do Nordeste, no enfrentamento às organizações criminosas”, completa.

Além de conhecer as estratégias, o grupo recebeu explicações sobre os sistemas digitais da SSPDS/CE. “A comissão elogiou o investimento do Ceará em tecnologia de ponta. Foi um encontro muito positivo para os dois lados”, avaliou o coordenador da Cotic, Luciano Freire.

SSP/PI visita a Ciops

Em 27 de maio de 2021, uma comissão da SSP/PI conheceu a estrutura da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). Os profissionais de segurança estudam o modelo cearense para a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Piauí.

“A nossa visita de orientação técnica é para conhecer um pouco da expertise, das tecnologias e do conhecimento da Ciops e da Supesp [Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública] no atendimento aos cearenses. Pretendemos levar essa bagagem para aplicação na Polícia Militar do Piauí (PMPI) e no CICC, em processo de instalação”, garantiu, na época, o capitão da PMPI, Emanoel Nascimento de Sousa.