Estrutura da Ciops/SSPDS é visitada por comissão técnica da SSP do Piauí

27 de maio de 2021 - 18:05 # # # # #

Referência no atendimento ao povo cearense, a estrutura da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) foi visitada, nesta quinta-feira (27), por representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI). Os profissionais de segurança estudam o modelo cearense para a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Piauí.

A comissão conheceu todo o processo realizado pela Coordenadoria, desde a ligação até o encerramento de cada ocorrência. Durante a visita, o grupo recebeu explicações sobre todos os procedimentos adotados pelas Forças de Segurança do Ceará, com o suporte da tecnologia.

“A nossa visita de orientação técnica é para conhecer um pouco da expertise, das tecnologias e do conhecimento da Ciops e Supesp [Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública] no atendimento aos cearenses. Pretendemos levar essa bagagem para aplicação na Polícia Militar do Piuaí (PMPI) e no CICC, em processo de instalação”, garante o capitão da PMPI, Emanoel Nascimento de Sousa.

Além de entender o fluxo de trabalho, a comissão foi apresentada ao Agilis, um sistema de integração para bancos de dados lançado recentemente pela pasta cearense. A visita foi acompanhada pelo coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho. “Esse intercâmbio foi importante e positivo para todos”, disse.

Estrutura da Ciops/SSPDS é visitada por comissão técnica da Sejusp do Acre

Ciops

A Ciops, instituída por lei na estrutura organizacional da SSPDS, tem como missão centralizar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de segurança pública e afins, no ambiente físico de todo o Estado, através do gerenciamento das ações e operações, principalmente como resposta às solicitações externas.

Agilis

Lançado em 20 de maio de 2021, na mesma semana em que a SSPDS completou 24 anos de existência, o Agilis é um sistema que incrementa o trabalho das Forças de Segurança no Estado com rápido envio de informações aos operadores da Ciops, que repassarão os dados de roubos e furtos de veículos, além de outros crimes, aos policiais que estão nas ruas. Ao tratar de investigação, as informações contidas no sistema permitirão chegar a alvos de delitos de forma precisa e ainda mais ágil.

Somente em abril deste ano, quando estava em fase de teste pela Secretaria da Segurança Pública, o Agilis realizou 83 milhões de capturas de placas de veículos no Ceará. Neste mês, após a flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19, a ferramenta já realizou mais de 100 milhões de leituras de placas no Ceará.