Trabalho integrado visa fortalecer fiscalizações do novo decreto de combate à Covid-19 em Fortaleza

4 de março de 2021 - 18:16 # # # #

Mais uma vez a Capital cearense entrará em isolamento social rígido com o objetivo de desacelerar o aumento nos números de casos de Covid-19, no Estado. Para fazer cumprir as normas sanitárias previstas no novo decreto governamental, publicado nesta quinta-feira (4), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Departamento Nacional de Trânsito (Detran/CE), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) estarão novamente a postos diuturnamente para dar efetividade às medidas preventivas.

“A Polícia Militar do Ceará vai estar nas ruas orientando, convencendo e conscientizando as pessoas para o cumprimento das normas estabelecidas no Decreto Estadual”, ressaltou o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio de Oliveira.

Atividades econômicas não consideradas essenciais, a exemplo de bares, restaurantes, lanchonetes, academias, clubes, shoppings e feiras, estarão proibidas de funcionar entre os dias 5 e 18 de março, período datado no decreto. Dessa forma, os órgãos de segurança, de fiscalização e de saúde estaduais e municipais promoverão as ações preventivas em todos os bairros. Os trabalhos consistem em orientações à população sobre a importância de respeitar as normas do decreto em prol de salvar vidas. Em casos de insistência, a pessoa deverá ser conduzida até uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Barreiras sanitárias

A implantação de barreiras sanitárias nos principais pontos de entrada e saída do município, patrulhamentos preventivos pelas ruas e atendimento a denúncias de violação ao decreto estadual são algumas das ações a serem realizadas pelos Policia Militar e os demais órgãos durante o período de vigência do atual decreto.

A Polícia Militar ressalta que durante as ações de fiscalização e de aplicação das medidas de controle à pandemia, as autoridades públicas competentes focarão na sensibilização e na conscientização das pessoas quanto à importância das medidas de isolamento e distanciamento social, bem como da necessidade da permanência domiciliar.

Assessoria de Comunicação da PMCE