SSPDS realiza operação integrada no combate a crimes em Itaitinga

6 de novembro de 2020 - 15:38 # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou mais uma operação integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado e com as forças amigas estaduais e municipais. A ação, que contou com a participação de 51 profissionais, aconteceu na noite dessa quinta-feira (05), em Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.

A operação, que tem como objetivo reduzir casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), atuou nos bairros Barrocão, Parque Dom Pedro, Taveira, Gererau, Ocupação, Vila Machado, Angorá e Carapió. Bairros de Fortaleza que fazem divisa com o município, como Ancuri e Pedras, também foram contemplados com a ação policial. O foco da operação são os locais com maiores índices de ocorrências dessa natureza. As abordagens foram conduzidas pela Copol e tiveram o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fez sobrevoos nos bairros durante a operação, enquanto equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizavam abordagens. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por porte de arma branca foi instaurado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) fiscalizou estabelecimentos comerciais. Dois locais foram orientados a fechar, enquanto outro estabelecimento foi autuado. Composições da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizaram nove fiscalizações a indivíduos que usam tornozeleira eletrônica. Os policiais penais também realizaram oito abordagens. Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) abordaram 98 veículos e registraram 49 autos de infração. Além disso, oito veículos foram apreendidos.

Os municípios da Região Metropolitana e os bairros da Capital continuarão recebendo ações da SSPDS, com o intuito de impedir o aumento dos CVLIs. As forças de segurança trabalham de forma integrada focando no bem-estar e na segurança da população.