SSPDS integra Grupo de Trabalho contra LGBTfobia nos estádios

8 de maio de 2024 - 15:39 # # # # # # # # #

Texto: Lucas Memória/ SSPDS-CE
Fotos: Silvio Júnior / SESPORTE-CE

O lançamento contou com representantes das Forças de Segurança do Ceará
e iluminou a Arena Castelão com as cores do arco-íris

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é um dos órgãos que participam do Grupo de Trabalho (GT) contra LGBTfobia nos estádios, lançado nessa terça-feira (07), em uma solenidade na Arena Castelão, em Fortaleza. O grupo foi instituído por meio do Decreto nº 35.937, de 12 de abril de 2024, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Diversidade (Sediv), Secretaria do Esporte (Sesporte) e cerca de 22 órgãos aliados.

Participam do GT, representando a SSPDS: o secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira dos Santos; a delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Illa Timbó, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim); e o tenente-coronel comandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Cada representante contará com um suplente.

“Muito importante discutir e pensar em alternativas para combater a discriminação nos estádios. O futebol é um esporte que transforma vidas e não cabe, nesse espaço, o preconceito. A SSPDS está presente para colaborar, com suas atribuições e expertises, na luta contra a intolerância”, disse o secretário executivo da SSPDS, Sérgio Pereira dos Santos.

A solenidade contou com a presença da secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat. Para marcar o lançamento, a Arena Castelão foi iluminada com as cores do arco-íris.

Entenda

O GT vai treinar os profissionais que atuam nos estádios para prevenir e identificar situações de LGBTfobia, além de dialogar com os times, torcidas organizadas e instituições de pesquisa.