Secretário da SSPDS-CE participa de reunião com ministro da Justiça e de simpósio internacional em Brasília

8 de maio de 2024 - 18:34 # # # # # #

Fotos: Ascom MJSP

Durante agenda em Brasília, no Distrito Federal, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, participou, nesta quarta-feira (08), da programação do 6º Simpósio Internacional de Segurança. Na programação, o titular da pasta participou ainda da 90ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) e de uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Com o tema “Inteligência, Inovação e Tecnologia no Combate à Criminalidade”, o 6º Simpósio Internacional de Segurança está sendo sediado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e segue até as 19 horas desta quinta-feira (09).

A programação da sexta edição do simpósio teve início por volta de 9 horas, com a participação do titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski. O secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, participou de um dos painéis do primeiro bloco da programação.

Em sua fala na abertura do simpósio, o ministro Ricardo Lewandowski destacou que a Segurança Pública é um direito fundamental da população. “Nós devemos ter a consciência de que, quando nós trabalhamos em prol da Segurança Pública, nós não estamos apenas cumprindo um dever fundamental do Estado, mas também estamos garantindo um direito essencial do cidadão”, defendeu o ministro.

O secretário da SSPDS-CE participou da reunião do Consesp, que é composto pelos secretários estaduais de Segurança Pública. “Iremos tratar alguns pontos que estavam pendentes, como questões sobre audiências de custódia e o uso das câmeras corporais, as bodycams, entre outros assuntos”, detalhou o secretário Samuel Elânio.

Ainda durante a agenda em Brasília, o secretário Samuel Elânio esteve reunido com o ministro Ricardo Lewandowski para alinhar e discutir alguns pontos entre as gestões estadual e federal. Além disso, foram abordadas estratégias para a redução de indicadores criminais no Estado, o que deve impactar positivamente na redução dos números na região.

“Tratamos de assuntos relacionados ao Consórcio Nordeste, ao uso da tecnologia no Ceará para combater a criminalidade e sobre a redução dos índices em todo o Estado. Temos o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação em conjunto com os outros estados do Nordeste”, destacou Samuel Elânio.