PMCE dispersa aglomeração de pessoas na Capital com o auxílio do Nuvid

15 de junho de 2020 - 17:40 # # # # #

As câmeras monitoradas pelos operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) têm ajudado os profissionais da segurança pública durante a rotina de trabalho. Mais uma vez, elas auxiliaram na dispersão de pessoas que estavam descumprindo o decreto de isolamento social que estabelece medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus (Covid-19). A ocorrência foi registrada, na madrugada desta segunda-feira (15), no bairro Caça e Pesca – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) da Capital. O Nuvid faz parte da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Por volta das 01h13min, os operadores do Nuvid visualizaram uma movimentação de pessoas em um bar próximo à Avenida Dioguinho com a Rua Secundinho Guimarães. Os operadores acionaram uma viatura da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que patrulhava pela região para verificar a situação. No local, foi constatado que havia um bar em funcionamento com aglomeração de pessoas.

A equipe realizou uma abordagem educativa e conversou com o responsável pelo local sobre a importância do cumprimento do decreto estadual. Diante disso, as pessoas foram orientadas sobre as medidas que têm o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e foram para as suas casas. O proprietário do estabelecimento seguiu as orientações e fechou o estabelecimento.

Durante as diligências, as pessoas são abordadas e orientadas sobre a importância do isolamento social. Caso o cidadão insista em descumprir o decreto estadual, ele é conduzido para uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde poderá ser autuado no crime previsto no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Denúncias

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.