Ciopaer e CBMCE atuam em áreas afetadas pelas chuvas na região dos Inhamuns

18 de março de 2020 - 18:53 # # # #

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi destacada, nessa terça-feira (17), para atuar em apoio à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no auxílio às vítimas dos impactos causados pelas fortes chuvas na região dos Inhamuns. As ações foram concentradas nas cidades de Crateús, Novo Oriente, Quiterianópolis e Tauá, onde houve distribuição de cestas básicas e ainda o transporte de um enfermo.

No primeiro momento, equipes da Cedec sobrevoaram a cidade de Quiterianópolis na aeronave da Ciopaer e verificaram as áreas mais afetadas e as localidades isoladas. “Após o sobrevoo, nós fizemos uma reunião para traçar as ações e nos concentramos na sede – do município -, devido ao perigo de rompimento (da barragem Colinas)”, explicou o capitão Freitas Filho, da Defesa Civil.

Ainda na região de Quiterianópolis, os profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Ciopaer foram até a Vila de Santa Rita, uma das áreas mais afetadas do município. Foram distribuídas 35 cestas básicas, na localidade onde cinco casas foram destruídas pela força das águas. Também foi realizado pela aeronave o transporte aeromédico de uma pessoa que necessitava de hemodiálise. Já em Areias, outra área afetada na cidade, 85 famílias foram atendidas, totalizando 291 pessoas, das quais 23 foram medicadas e 54 cestas básicas foram entregues.

Dentro do programado para a região, equipe do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuaram na distribuição de cestas básicas no distrito de Cacimbas. Na manhã de quarta-feira (18), aconteceu a entrega de cestas básicas nas localidades de Pontal e São Francisco, em Quiterianópolis. Já em Novo Oriente, o tenente-coronel Homero, comandante da 2ª Companhia do CBMCE de Crateús (2ªCia/3ºBBM), e uma equipe de mergulhadores, além de profissionais da Cedec fizeram o levantamento na área afetada e avaliaram a situação das pessoas atingidas.

O cenário atual

A chuva de 105 milímetros, observada entre as 7 horas de domingo (15) e 7 horas desta segunda-feira (16), provocou o rompimento de barragens de sete açudes da cidade, deixando 10 famílias desabrigadas e mais de 100 desalojadas em várias localidades de Quiterianópolis. “Nossa equipe vai tentar passar para Santa Rita e São Francisco (comunidades que ficaram isoladas) para dar assistência ao pessoal. Como na noite de segunda-feira (16) ficou difícil por conta do acesso, achamos por bem fazermos pelo dia”, ressalta o capitão.

Situação de emergência

Segundo documento emitido na última segunda-feira (16), “a situação de anormalidade é válida apenas para as áreas destes municípios comprovadamente afetadas pelas chuvas, conforme prova documental estabelecida pelo Relatório Preliminar de Ocorrência da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil”. Diante disso, fica autorizada a mobilização dos órgãos municipais para ações de respostas, assim como a autorização para que autoridades usem propriedade particular, “no caso de iminente perigo público”. Nesses casos, é assegurada uma indenização ao proprietário caso haja dano. “Autoriza-se o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, a requisição administrativa, servidão administrativa, ocupação temporária, dentre outras instituições administrativas que se julgarem necessárias, de propriedades particulares, para assegurar a contenção de enchentes nas áreas afetadas”, afirma o artigo 4º do documento.

Prevenção de desastres

Desde o início do ano de 2020, os cearenses recebem em seus aparelhos celulares uma mensagem de texto (SMS) os convidando a cadastrar seu CEP para o recebimento gratuito de alertas de desastres naturais e orientações da Defesa Civil. A mensagem tem o seguinte conteúdo: “Defesa Civil: Você está preparado pro período de chuvas? Responda o SMS com seu CEP e passe a receber alertas de desastres. O serviço é gratuito. Proteja-se!”. É necessária uma maior adesão da população a esse serviço. Até o momento, o Estado conta com 58.364 cadastros, que correspondem a apenas 0,65% da população.

Mesmo antes de receber a mensagem de convite para o cadastro, a população já pode enviar seu CEP de interesse para o número 40199 e se cadastrar. É permitido cadastrar mais de um CEP; basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento; basta enviar a palavra SAIR e o CEP para o número 40199.

No Ceará, o envio dos alertas tem sido realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desde 2018. Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.