Gestores da SSPDS palestram sobre Segurança Pública para alunos da Unifanor em Fortaleza

14 de novembro de 2019 - 16:31 # # # #

Mais uma instituição de ensino superior em Fortaleza recebeu gestores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que palestraram sobre as estratégias adotadas pela pasta que têm impactado positivamente nos indiciadores criminais do Ceará. O secretário da SSPDS, André Costa, e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, falaram, nessa quarta-feira (13), sobre as inovações na área, os investimentos feitos pelo Governo do Ceará, além da parceria com universidades.

Dessa vez, a palestra do secretário sobre a Nova Estratégia de Segurança Pública (Nesp) do Governo do Estado do Ceará aconteceu no Centro Universitário UniFanor/ Wyden, no bairro Papicu, em Fortaleza. Já Aloísio Lira falou sobre os conceitos de Segurança Pública Assimétrica. As apresentações foram realizadas para cerca de 80 alunos dos cursos de Direito e também de Jornalismo.

A Nesp consiste na criação de um novo caminho traçado pelo Governo, que visa o combate à violência no Estado por meio da inovação, integração, coordenação e responsabilização em diferentes níveis. Além do investimento em tecnologias da informação, em sistemas e dispositivos, construídos para somarem-se ao trabalho dos homens e mulheres que atuam na segurança pública, um dos pontos dentro da nova estratégia é a valorização e motivação dos profissionais.

Junto ao trabalho feito pela SSPDS, há ainda as novas medidas dentro do sistema prisional e do sistema socioeducativo do Ceará, que impactam diretamente na queda dos índices criminais. Em paralelo às ações de segurança, existe também o entendimento que o combate à violência não se limita apenas ao trabalho das polícias. Por isso, os pilares da Nesp se baseiam ainda em políticas públicas de educação, redução da pobreza, cultura, esporte e saúde.

Durante as suas apresentações, os representantes da SSPDS e Supesp falaram sobre as ferramentas e estratégias construídas sobre três pontos importantes: mobilidade, território e ciência de dados. Os estudantes conheceram, por meio de explicações técnicas e apresentação de números, quais as ações que estão em desenvolvimento graças à parceria entre SSPDS, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e demais instituições de ensino superior. André Costa falou ainda sobre o funcionamento do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), das mais de 3.300 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelo Ceará, do Big Data da Segurança Pública e do reconhecimento facial da SSPDS, que tem ajudado a Polícia a identificar suspeitos que, por exemplo, apresentam nomes falsos.

“Trilhando esse caminho, estamos cada vez mais nos tornando referência no Brasil. Já foram 20 Secretarias de todo o país que nos visitaram para conhecer tudo que temos feitos no Estado, além do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública. Agora, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) também está em busca de uma parceria conosco, com o intuito de levarmos o reconhecimento facial para eles e para ser usado no Brasil inteiro. Se as coisas estão melhorando no nosso Estado, é porque tem começo e fim, com causas e efeitos”, destacou André Costa.

Já para o superintendente da Supesp, Aloísio Lira, é importante essa aproximação da Segurança Pública com universitários. “Essas palestras são excelentes ferramentas de prestação de contas aos cidadãos, principalmente porque são locais onde se forma a massa crítica de pensadores: as universidades. E com isso, dá transparência pelo que vem sendo desenvolvido pela SSPDS. Então as apresentações dão conhecimento e instigam o pensamento crítico, de forma que essas pessoas possam colaborar com a melhoria dos nossos processos e das nossas estratégias”, disse.