Supesp recebe chefe da Unicef e representantes da UNDSS para firmar parceria de estudos

18 de setembro de 2019 - 18:46 # # # #

O superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, recebeu, nessa terça-feira (17), o chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, e representantes do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS), no Brasil, para alinhar uma parceria com foco no desenvolvimento de estudos para a prevenção da violência. O objetivo da parceria é desenvolver estudos que identifiquem grupos vulneráveis à violência, para transformar esses estudos em algoritmos que possam ajudar na identificação de situações de risco que envolvem esses grupos, para que o Estado tenha um olhar mais atento para essa parcela da população.

Durante o encontro, o superintendente da Supesp, Aloísio Lira, apresentou as ferramentas que são utilizadas como estratégias no âmbito da Segurança Pública do Estado. Uma dessas ferramentas é o Big Data, que coleta e trata em tempo real informações de mais de 100 sistemas, utilizando inteligência artificial, que facilitará a prevenção e o combate ao crime. Aloísio Lira explicou que “uma das grandes preocupações na segurança pública, é o ciclo da violência, que é a cooptação de jovens para o mundo do crime. Estudos com foco nesses jovens e grupos vulneráveis trazem uma consciência situacional que faz com que consigamos trabalhar também programas de proteção social, para evitar que esse ciclo seja alimentado por mais jovens”.

Para o chefe de escritório do Unicef, Rui Aguiar, as ferramentas utilizadas pela Supesp são algo inovador para a América do Sul. Ele destacou que “o principal objetivo do encontro foi conhecer melhor essas ferramentas e as tecnologias que são utilizadas pela Supesp, para firmar uma parceria que foque no desenvolvimento de estudos técnicos que visem a prevenção da violência e que sejam monitorados pela Unicef”.

Também participaram da reunião, o professor doutor Anderson Duarte, que também é diretor de estratégia da Supesp e capitão da Polícia Militar do Ceará; o conselheiro de Segurança do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS), no Brasil, Daniel Torres; e o Conselheiro de Segurança da UNDSS, no Rio de Janeiro, Paulo Baptista.

Histórico

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. No Estado do Ceará, a Unicef atua com projetos há mais de 30 anos. O trabalho pioneiro no Estado foi a redução da mortalidade infantil, junto a área da saúde.
A UNDSS é responsável pela liderança no tocante à segurança, apoio operacional e supervisão do sistema de gestão de segurança, com o objetivo estratégico de permitir a condução mais segura e mais eficiente dos programas e atividades do sistema da ONU impostas a nível mundial.