Oficiais da PMERJ visitam SSPDS para conhecer ações desenvolvidas pela pasta

9 de julho de 2019 - 17:51 # # # # # #

Quatro oficiais da Secretaria de Estado de Polícia Militar Rio de Janeiro, a PMERJ, realizaram uma visita técnica, na manhã desta terça-feira (9), à sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) para conhecer as medidas adotadas pela pasta, que impactaram positivamente na redução da criminalidade no Estado. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). O secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira; o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, coronel Marcos Russo, e o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho, acompanharam do encontro.

Pela PMERJ, compareceram o subsecretário de Gestão Operacional da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Marcelo Francisco Nogueira Martins; o coordenador da Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), George de Oliveira Costa; o superintendente de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, coronel Maximiano Boaventura Bresciani; e tenente Cristiano Beiral Sátolo Monteiro, chefe da seção de rede.

Inicialmente, os oficiais foram apresentados ao sistema de videomonitoramento, que está interligado a mais de 3.300 câmeras em todo o Ceará, e como as ferramentas aliadas à inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) tem sido um forte aliado no combate à mobilidade do crime. A exemplo disso está a queda nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) no Estado, por 25 meses consecutivos.

Em seguida, com exemplos práticos, os desenvolvedores da Cotic da SSPDS mostraram o funcionamento de softwares criados para auxiliar o trabalho do policial na rua, como o Portal do Comando Avançado (PCA), que permite a realização de buscas civis e criminais com imagens de pessoas e informações inerentes às mesmas. Outra ferramenta desenvolvida pela SSPDS e pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi apresentado aos representantes aos visitantes, foi a utilização de um leitor de digital em um smartphone, visando facilitar a identificação de pessoas abordadas.

“Os estados brasileiros começaram a compreender que a tecnologia por si só não irá resolver os problemas. É preciso toda uma governança, uma construção estratégica em cima de cada solução tecnológica. Eles tiveram a oportunidade de ver como o Ceará aplica na prática a tecnologia. Agora, eles querem que visitemos o Estado do Rio de Janeiro para conversar com a alta gestão de lá, sobre o modelo de governança de dados, que é o maior desafio de qualquer integração”, destacou o superintendente da Supesp, Aloísio Lira, que apresentou para os oficiais da PMERJ os focos da pasta da segurança cearense que se baseiam na investigação e inteligência; valorização do profissional; o uso da ciência e da tecnologia e a presença territorial.

Entre os trabalhos apresentados estava, ainda, o funcionamento do “Big Data” da segurança pública, que é alimentado por cerca de 100 sistemas dos órgãos de segurança pública do Estado e de instituições parceiras, que foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão em diversas áreas. Ferramenta, esta, que tem sido destaque entre os demais Estados da Federação e que é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Visitas técnicas

Os policiais militares do Rio de Janeiro se somam aos representantes de outros estados brasileiros, que já estiveram, anteriormente, em visitas técnicas na sede da SSPDS, em Fortaleza, com o objetivo de conhecer os trabalhos aqui desenvolvidos. Além disso, a própria pasta cearense já enviou representantes para outros estados visando trazer ideias, que fossem adaptadas à realidade da Segurança Pública cearense.

No processo de desenvolvimento e aprimoramento de novas práticas, o Ceará já trocou suas experiências com representantes doAcre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe; além de instituições federais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).