Tecnologias desenvolvidas pela SSPDS do Ceará são avaliadas como revolucionárias

15 de maio de 2019 - 18:37 # # # #

Entre diversos sotaques, o cearense se destacou em Gramado, no Rio Grande do Sul, na tarde dessa terça-feira (14). Durante o 9o Fórum de Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, todos os investimentos e projetos estratégicos, capitaneados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram apresentados pelo secretário André Costa a uma plateia composta por profissionais de segurança de diversos estados brasileiros. Sob críticas positivas, Costa expôs os pilares erguidos até aqui e como os índices criminais seguem reduzindo em todas as regiões do Ceará.

Mas antes mesmo do gestor explicar os caminhos percorridos pela pasta do Ceará, o diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Wellington Clay, que fez a fala de abertura do fórum, elogiou a segurança pública cearense, destacando a importância da ciência de dados e como o uso das ferramentas, desenvolvidas pela SSPDS, Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), podem revolucionar a segurança pública do Brasil.

“Nós temos trabalhado junto à Secretaria da Segurança Pública do Ceará, que é, de fato, onde nasceram todos os projetos, que são uma forma de melhorar nossas ações como polícia, desde o planejamento à nível estratégico e policiamento tático, até a formulação de políticas públicas baseados em evidências. Através dessas ferramentas que podemos revolucionar a segurança pública. E foi o secretário André que deu, de fato, o pontapé inicial para a criação dessas tecnologias porque tenho pesquisado e me aprofundado nisso e foi a primeira vez, que vi no Brasil, uma tecnologia e ciência de dados sendo empregadas em grande escala e com resultados positivos”, avaliou.

Já durante a sua participação, que ocorreu a convite do próprio Fórum, André Costa falou sobre o trabalho da SSPDS durante a mesa redonda “Os desafios na Segurança Pública na visão dos novos secretários”. Na ocasião, o vice-governador do Rio Grande do Sul e também secretário da Segurança Pública gaúcha, Ranolfo Vieira, atuou como moderador. Apresentaram-se ainda o secretário de São Paulo, general João Camilo de Campos; o secretário da Segurança Pública de Tocantins e também vice-presidente do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp) Cristiano Barbosa Sampaio; e o secretário de Rondônia, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá.

O gestor cearense mostrou o funcionamento em torno de ações como a política de combate à mobilidade do crime, a utilização do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), a expansão de sistemas de videomonitoramento para todo o Estado, que atualmente conta com mais de 3.300 câmeras, o reforço do motopatrulhamento da Polícia Militar do Ceará, a utilização do Crime Watcher (sistema analítico de dados) e de como tudo isso tem impactado na redução dos índices criminais. Atualmente, Fortaleza vem no seu 14o mês de redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e o Ceará no seu 13o. Além dos crimes contra a vida, o Estado vem também por 23 meses de queda nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

“Desde 2017, buscamos entender os problemas, conceituá-los e customizar uma estratégia para cada desafio. A partir daí verificarmos quais ferramentas precisaríamos e dentro dessas ferramentas estão às tecnológicas que são fundamentais”, destacou.

Outra ferramenta mostradas a todos foi o Big Data “Odin” e seu painel analítico “Cerebrum”, que é alimentado por cerca de 50 sistemas de órgãos de segurança do Ceará e instituições parceiras. Em tempo real, o sistema fornece informações, facilitando o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão.

“As pessoas conheceram, aqui, as ferramentas criadas lá no Ceará, desenvolvidas por cearenses, e como ela são utilizadas para alcançar resultados concretos, especialmente nos números de CVLI e CVP. Destacando também a criação, no nosso Estado, da área de ciência de dados em segurança pública, que segue um modelo conforme eu tive a oportunidade de conhecer em Israel. Então isso tem proporcionado o aprimoramento da nossa inteligência, formada por pessoas, mas que contam com o envolvimento de ferramentas capazes de analisar milhões de dados, e a partir disso, conseguir extrair informação e conhecimento”, finalizou.

Agora, o próximo evento de segurança em âmbito nacional está previsto para acontecer no fim de maio, em Fortaleza. O encontro do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp) contará com gestores e profissionais do ramo. A escolha pela Capital cearense ocorreu principalmente para que os secretários de Estado e servidores tenham a oportunidade de conhecer os projetos de referência nacional, que são capitaneados pelo Ceará.