SSPDS e UFC discutem realização de estudo sobre saúde de profissionais de segurança

13 de março de 2019 - 10:26 # # # # # #

Mais uma vez a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) trouxe instituições de ensino superior para integrar as ações no âmbito da Segurança Pública do Estado. Na última quarta-feira (6), o secretário da SSPDS, André Costa, representantes da Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria, se reuniram com profissionais do Programa de Apoio à Vida (Pravida) do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro teve como objetivo iniciar pesquisas para entender os fatores e as variáveis relacionadas a casos de adoecimento mental de servidores.

Durante o encontro, esteve presente o coordenador do PraVida, professor e PhD em psiquiatria, Fabio Gomes de Matos. Em outras ocasiões, o profissional já havia participado de iniciativas voltadas à prevenção ao suicídio dentro das forças de segurança, inclusive, em ações promovidas pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS.

De acordo com a psicóloga Rebeca Rangel, responsável pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS, “desde o ano passado, a Assessoria levanta questionamentos acerca do suicídio nas corporações. Algumas iniciativas foram realizadas anteriormente, mas agora, visando promover ações que ampliem essa prevenção e que correspondam ao perfil percebido nas forças de segurança, o secretário André Costa, firmou, a partir da reunião, uma parceria com a UFC, com o objetivo de realizar pesquisas relacionadas ao assunto. E dessa maneira planejar projetos de prevenção com os profissionais de todas as vinculadas da SSPDS, em todo o Estado”, destacou.

O secretário da SSPDS destacou que, nesse primeiro momento, foi acertado que a primeira parte da pesquisa consistiria em entender as causas em torno do adoecimento dos profissionais. “A priori, buscaremos compreender os fatores que interferem na tentativa ou na consumação do suicídio. A partir do que for evidenciado nas pesquisas, iremos propor ações de prevenção”, adiantou o secretário.

Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial, que está em funcionamento desde junho de 2017, tem o objetivo de prestar atendimento psicológico (psicoterapia individual, de grupo e plantão) para profissionais de segurança do Estado, além de promover visitas domiciliares e visitas a profissionais institucionalizados (hospitais, presídio militar, comunidades terapêuticas, clínicas de recuperação de dependência química, entre outros), que necessitem dos serviços prestados pelo setor. Outras iniciativas que se destacam são as palestras, as ações de saúde e de assistência social e avaliações psicológicas laborais para os agentes.