Secretário da Segurança visita Pefoce em dia do Perito

4 de dezembro de 2018 - 18:46 # # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, esteve na manhã desta terça-feira (04), com o perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em Fortaleza. A visita foi para parabenizar pessoalmente os servidores peritos da instituição. Durante a visita, André Costa passou pelas coordenadorias conversando e parabenizando os peritos pelo dia comemorado hoje.

O secretário esteve nas Coordenadorias de Medicina Legal (Comel), Análise Laboratorial Forense (Calf) e de Perícia Criminal (Copec). Na sala de informática forense, o gestor da pasta conversou com os peritos sobre a importância do investimento em tecnologia no setor. “Eu fiz questão de vir mais uma vez na Pefoce e passar pelos setores parabenizando e reconhecendo a importância do trabalho de cada servidor”, disse André Costa. O secretário relembrou ainda a importância do trabalho pericial. “Em muitos casos, os delegados precisam se socorrer de conhecimentos técnicos, que não vem da área jurídica, e é aí que entra o trabalho do perito para trazer essas provas, que são muitas vezes, as necessárias para definir a materialidade e também a autoria delitiva de alguns casos”, concluiu ele.

Para o perito geral, a visita do secretário hoje foi uma forma de reconhecer o trabalho de todos que compõem a Pefoce. “Ele vir aqui, tirar um tempo de sua agenda que é tão corrida, para parabenizar um a um em seus ambientes de trabalho, demonstra o quanto o secretário se importa com todos os servidores”, disse Ricardo.

A origem da palavra

Perito vem do Latim Peritus, “o que tem experiência, o que sabe fazer determinada coisa”, ou seja, um especialista. No grego Peiráo, “esforço-me, provo”.

Histórico

O dia do perito criminal remonta ao dia do nascimento do perito Otacílio de Souza Filho, patrono dos peritos oficiais. Para melhor entender, o perito criminal Otacílio foi designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreram duas mortes violentas. A tragédia aconteceu na Serra da Moeda, no interior do município de Congonhas. As vítimas, um casal de geólogos, ao colherem amostras de rochas para estudos, caíram de um desfiladeiro, vindo a falecer. O local, de difícil acesso, provocou outra vítima, desta vez o perito Otacilio de Souza Filho, que ao tentar chegar até o local onde se encontravam os corpos das vítimas, perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falecer de forma idêntica do casal de geólogos. A data de 4 de Dezembro, Dia Nacional do Perito Oficial, foi criada através da Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.