Operação Ocupação leva policiamento e serviços públicos para moradores da Lagoa do Urubu

23 de abril de 2018 - 18:31 # #

Mais uma área da Capital está sendo contemplada com policiamento e oferta de serviços públicos. Os moradores do entorno da Lagoa do Urubu passaram a ter à disposição efetivo policial 24 horas por dia. O pontapé inicial das ações da Operação Ocupação foi dado, no último sábado (21), com a retirada de lixo e entulho, além do serviço de capinagem e melhoria na iluminação pública. A ação compreende os bairros do Álvaro Weyne, Floresta e Padre Andrade, que circundam a lagoa. A iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de parceiros, como a Prefeitura de Fortaleza, tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a Polícia e a sociedade e também garantir o acesso dos moradores aos serviços públicos.

Em postagem publicada nas redes sociais, o secretário da Segurança Pública, André Costa, destacou o empenho e o apoio do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Claudio no projeto. “Buscamos levar não só policiamento, mas também outras ações. Agradeço muito o apoio integral do @prefeitorobertoclaudio, em parceria com o @camilosantanaoficial. Ontem fui pessoalmente agradecer o empenho desses profissionais que fizeram retirada de lixos, capinagem, limpeza urbana, melhorando o entorno da Lagoa”.

A área ganhou um posto fixo de policiamento com a instalação de um contêiner com policiamento 24 horas. Atualmente, as ocupações estão situadas nas comunidades da Babilônia, do Gereba, do Jagatá, da Alameda das Palmeiras, da Maria Tomásia, do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, com o Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Já foi iniciada também a ocupação na Comunidade do Lagamar. Ao todo, são dez áreas ocupadas, o que tem trazido uma redução dos homicídios e dos assaltos na Capital. Em breve, as unidades serão transformadas em bases integradas de policiamento, com o complemento de ações das demais forças da segurança do Estado.

“Nas demais áreas em que estamos atuando temos mudado as vidas das pessoas, como no Gereba, Babilônia, Maria Tomasia, Jagatá, Lagamar e nos condomínios Alameda das Palmeiras e José Euclides Ferreira Gomes, com redução dos índices de violência. Antes ninguém estava nas ruas, agora vemos as pessoas em praças, nas calçadas de casas, pequenos comércios locais crescendo e crianças e jovens usando praças, quadras e campos, que antes estavam vazios”, destacou o secretário André Costa.

Outros projetos que vão beneficiar os moradores que vivem no entorno da Lagoa do Urubu incluem atividades esportivas e culturais, ações de urbanização e qualificação do uso da área, além de projetos já consagrados como a Areninha e a brinquedopraça, de iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana.