Ciopaer celebra 23 anos de atividade unindo tecnologia e pioneirismo em missões aéreas no Ceará

4 de julho de 2018 - 17:31 # #

 


A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Segurança da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) comemora, nesta quarta-feira (4), 23 anos de atuação em operações nas áreas da segurança pública e defesa civil no Estado do Ceará. Para marcar a data, a Ciopaer expande seus domínios para a região do Sertão Central e aguarda a chegada de duas novas aeronaves de fabricação alemã para reforçar a frota da unidade. O reforço também será de novos servidores. Em breve, 29 novos profissionais irão compor os quadros do grupamento aéreo. Com emprego de tecnologia aliada ao pioneirismo na área de segurança pública, a Ciopaer Ceará é referência em aviação de segurança pública no Brasil.

“A Ciopaer tem um grande destaque no contexto da segurança pública no nosso Estado, sendo o grupamento aéreo policial com uma das maiores frota próprias e de maior qualidade do Brasil. Além de ser a única com autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a formar policiais em voos por instrumentos. A Ciopaer realiza apoio, trazendo segurança para equipes de solo, utilizando tecnologia como equipamentos que identificam pessoas através do calor humano, com o objetivo de garantir maior efetividade nas ações policiais e segurança nas missões”, avalia o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa.

A unidade aérea foi criada a partir do Grupamento de Policiamento Aéreo (GPAer) da Polícia Militar do Ceará, em 1995, e nasceu para desempenhar funções de apoio a operações policiais, patrulhamento aéreo, resgates, transportes aeromédicos, transporte de pessoal, apoio às ações de defesa civil, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplante, monitoramento ambiental e de recursos hídricos, geração de imagens para fins de segurança pública e institucionais, entre outras. Atualmente, a Ciopaer é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Ela também é considerada como a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do País.

Expansão

A Ciopaer conta hoje com três bases fixas instaladas em Fortaleza, Juazeiro do Norte (Cariri) e Sobral (Sertão de Sobral). Ainda este mês, o município de Quixadá sediará a quarta base, que irá reforçar as missões aéreas no Interior do Estado. Com a abertura da nova base, a Ciopaer Ceará receberá a primeira das duas novas aeronaves modelo Airbus H135 Helionix, primeira desse modelo na América Latina e a primeira do mundo na versão policial e de resgate. Até o fim do ano, a segunda aeronave do mesmo modelo chega ao Estado para ampliar a frota de aeronaves biturbina e de voos por instrumentos. O Estado do Ceará passa assim a ter a maior frota desse tipo de aeronaves dos órgãos públicos estaduais do Brasil. A frota atual da unidade aérea conta com sete helicópteros e um avião, distribuídos nas três bases em funcionamento no Estado.

Os números colaboram para explicar a ascensão da Ciopaer nos últimos três anos. Desde 2015, a Ciopaer ganhou duas novas bases no Interior – com a quarta a caminho – e quatro novas aeronaves adquiridas por meio de compra e através de concessão judicial, que reforçaram os trabalhos desempenhados pela Ciopaer no Estado. Nos seis primeiros meses de 2018, somente os atendimentos aeromédicos cresceram 148%, quando comparados ao mesmo período de 2016 (de 25 para 62), e 38%, no mesmo período de 2017 (de 45 para 62).

Missões além da segurança pública

Reunindo um time de 139 policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, os servidores da Ciopaer exercem diversas funções no cumprimento das missões diárias. Um dos grandes destaques da Ciopaer é a parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) nas missões aeromédicas, onde a tripulação formada por profissionais da área da saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) embarcam nas aeronaves equipadas para fazer o transporte e atendimento médico de vítimas até as unidades de saúde mais próximas, conforme complexidade e prioridade dos pacientes.

No mês passado, uma única missão salvou cinco vítimas que aguardavam procedimento de transplante de órgãos e tecidos. Uma aeronave sediada em Juazeiro do Norte se deslocou até a cidade de Jaguaribe para coletar a assinatura da mãe de uma criança de 11 anos que teve morte encefálica confirmada em Fortaleza. A missão da tripulação da Ciopaer era conseguir a autorização da mãe da criança para liberar a captação dos órgãos e tecidos para doação e levar o documento até Fortaleza.

Formação de excelência

A SSPDS também preza pela capacitação dos servidores da unidade aérea investindo em treinamento e aperfeiçoamento das práticas aéreas no Brasil e no exterior. Para operar as novas aeronaves adquiridas pelo Governo do Estado, doze pilotos, seis mecânicos e seis tripulantes operacionais da Ciopaer viajaram até a Alemanha, sede da fabricante, para aprender as especificidades dos novos equipamentos. Os servidores foram responsáveis por repassar os ensinamentos aos demais integrantes da unidade cearense.

Já na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), 26 policiais, entre militares e civis, estão frequentando o Curso de Formação de Técnico em Apoio Solo, e aguardam a formatura para serem incorporados à Ciopaer. Os profissionais irão atuar no suporte logístico, manutenção e apoio a tripulação de voo. Outros três policiais militares já capacitados, que prestam serviço em outras unidades policiais, aguardam transferência para a Ciopaer para tripularem as aeronaves. Ao todo, 29 novos servidores irão compor os quadros do grupamento aéreo nos próximos meses.