Spia e videomonitoramento auxiliam em recuperação de carro furtado e na prisão de foragido da Justiça em Fortaleza

20 de junho de 2018 - 17:32 # # # #

No início da semana, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou uma ação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que resultou nas prisões de dois assaltantes, na Barra do Ceará, Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8). O trabalho foi um exemplo de integração entre Polícia e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento. Na última semana, entre roubos elucidados e prisões por receptações, ocorrências atípicas também foram atendidas por composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE), como foi o caso de um foragido da Justiça que furtou um carro após ser contratado para consertar o veículo.

As forças de segurança tomaram conhecimento do caso, após a vítima registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e ter as informações do veículo inseridas no “S25 Provisório”, ferramenta que possibilita a vítima incluir os dados de um veículo roubado ou furtado, no sistema policial, nas primeiras 72 horas. Por meio disso, os sensores do Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) identificaram o local por onde o carro de modelo VW Gol trafegava, no Centro da cidade. Com o auxílio dos sensores monitorados pela Ciops, foi possível acompanhar a movimentação do suspeito, bem como repassar as orientações necessárias para as composições efetuarem a abordagem.

O automóvel foi trancado por equipes da PM, em um dos semáforos da região. O condutor, Antônio Magno Araújo dos Santos (36), repassou outra identidade para a equipe policial, uma vez que contra Antônio havia um mandado de prisão preventiva, oriundo de Ibiapina (AIS 14), pelo crime de furto, além de ter antecedente criminal pelo mesmo delito. Conforme relatado para os policiais, o suspeito foi contratado pela vítima para consertar o veículo, na manhã da terça-feira (19), no bairro Bonsucesso (AIS 06).

Ao invés de levar o automóvel para uma oficina, o suspeito fugiu com o carro, não repassando nenhuma informação para a vítima. Antônio Magno foi encaminhado ao 10° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em flagrante por apropriação indébita. Agora, o suspeito está à disposição da Justiça.

Confira o vídeo: