Representantes da Seplag/PE visitam modelo de gestão criado pela SSPDS/CE

14 de fevereiro de 2020 - 16:17 # # # #

Mais uma comitiva oriunda de um Estado brasileiro visitou a sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). Nessa quarta-feira (12), representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (Seplag/PE) conheceram as estratégias criadas e adotadas pela pasta cearense, que impactaram na melhoria do trabalho policial em todo o território cearense. Durante a reunião, o secretário da SSPDS/CE, André Costa; e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Aloísio Lira, estiveram presente.

A comitiva pernambucana foi composta pela secretária Executiva de Gestão para Resultados, Pâmela Alves; o gerente de Desenvolvimento de Gestão por Resultados, Ryan Amorim; e o gerente geral do Núcleo de Gestão por Resultados na Segurança, Ricardo Albuquerque.

“Eles vieram conhecer um pouco mais das estratégias e modelos de gestão que vem sendo desenvolvido pela SSPDS juntamente com a Supesp, aqui no Ceará. Nós mostramos todo o modelo de gestão e como isso melhorou o dia a dia dos policiais, aperfeiçoando o trabalho deles a partir da interação entre a inteligência humana e a inteligência artificial. Importante destacar que essas ferramentas e estratégias foram criadas com a parceria entre a Segurança Pública e instituições de ensino superior”, destacou André Costa.

Uma das ferramentas apresentadas foi o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), uma inteligência artificial desenvolvida pela SSPDS e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ela funciona em conjunto ao sistema de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS e suas mais de 3.300 câmeras em todo o Ceará. Atuando na identificação de carros e motocicletas roubados ou furtados, o Spia e os cercos inteligentes realizados pela Polícia Militar quebram um ciclo de ações criminosas que ocorreriam a bordo do veículo automotor, como a prática de novos roubos e até mesmo homicídios.

A construção de ferramentas que ajudem na tomada de decisão também foi um tema abordado durante a reunião. A comitiva foi apresentada ao Big Data “Odin”, que é alimentado por cerca de 100 sistemas dos órgãos de segurança pública do Estado e de instituições parceiras, que foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão em diversas áreas. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC),tem sido destaque entre os demais Estados da Federação.

O gestor cearense comentou ainda como essas reuniões são benéficas para ambos os estados. “Tratamos também a possibilidade de parcerias para que tenhamos projetos de desenvolvimentos em conjunto, pois Pernambuco possui divida com o Ceará, sendo importante no contexto da Segurança Pública. É um Estado que também vem reduzindo os índices de violência e certamente temos o que aprender com eles”, disse.

A secretária Executiva de Gestão para Resultados da Seplag/PE, Pâmela Alves, citou o Ceará como referência nacional em gestão na Segurança Pública. “Pernambuco, que busca continuamente a excelência em gestão sempre está atento às boas práticas que são implementadas por outros estados. E o Ceará, sem dúvidas, é uma das referências nacionais em Segurança Pública. Tanto no que se refere às inovações tecnológicas, que vem agregando à política de segurança, a exemplo do Spia, como também a aproximação bastante produtiva que vem fazendo com as universidades”, disse.