SSPDS realiza reunião com PF, Fraport e direção do Fortal para alinhar segurança e ações necessárias para viabilidade do evento

29 de abril de 2024 - 18:05 # # # # # #

Texto: Lucas Memória/Ascom SSPDS
Fotos: Paulo Cavalcanti/Ascom SSPDS

Organização do evento garantiu que não haverá drones, canhões de luz e afins
para não prejudicar o funcionamento da Ciopaer e do Aeroporto de Fortaleza

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) recebeu, nesta segunda-feira (29), representantes da Polícia Federal, da Fraport – empresa que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza – e do Fortal para alinhar a segurança e as ações necessárias para a viabilidade do evento, de maneira que não interfira no bom funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS) e do Aeroporto de Fortaleza. O encontro aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Recentemente, a organização do evento, que está marcado para os dias 18 a 21 de julho de 2024, anunciou a mudança de local da programação para o bairro Aeroporto, onde também está a sede da Ciopaer/SSPDS e o terminal aeroportuário. “Tratamos de assuntos relacionados à segurança pública, principalmente no entorno do evento, de forma que a Ciopaer, o Aeroporto de Fortaleza e outros órgãos que atuam naquela região consigam funcionar normalmente. Ficou acordado que os organizadores do Fortal buscarão, junto aos órgãos técnicos, Polícia Federal, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e demais órgãos, respaldo jurídico para funcionar naquela região”, explicou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

Conforme o gestor da SSPDS, os representantes do Fortal explicaram os trâmites para o funcionamento no novo local, respeitando o contrato firmado com a Fraport, que prevê a proibição de utilização de drones, canhões de luz ou lasers para não atrapalhar o fluxo das aeronaves no Aeroporto de Fortaleza e na Ciopaer. Além disso, como a Ciopaer atua nas proximidades, a organização se prontificou a prestar todo o auxílio, montar qualquer estrutura que seja necessária para reforçar o funcionamento da Ciopaer e seu entorno”, detalhou o secretário Samuel Elânio.

Apesar das garantias apresentadas pela organização do Fortal, a SSPDS fez solicitação de uma via exclusiva de acesso à Ciopaer. “Vai ter uma via exclusiva para as pessoas que vão participar do evento, enquanto as outras vias ficarão livres para quem vai se deslocar ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Solicitei um estudo de viabilidade, aos organizadores, para um outro acesso exclusivo e mais rápido para a Ciopaer. Os organizadores ficaram de avaliar essa possibilidade e colocar em prática com a estrutura de segurança do evento”, afirmou o gestor.

Outros encontros devem acontecer para o alinhamento do planejamento operacional das Forças Estaduais de Segurança e órgãos parceiros, com a finalidade de garantir a segurança dos foliões e o funcionamento da Ciopaer/SSPDS e Aeroporto de Fortaleza.

Além do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, participaram da agenda: o superintendente da Polícia Federal (PF) no Ceará, delegado José Antônio Franco; o delegado regional executivo da PF no Ceará, Marcus Vinicius Luz; os representantes da Fraport, André Luiz das Neves Matos e Daniel Vasques Freitas; e representando o Fortal, estiveram: Pedro Neto e Ailton Júnior, diretores; acompanhados da advogada Théa Moreira.