Videomonitoramento e Spia auxiliam na prisão de suspeito de roubo de veículo na Capital

13 de janeiro de 2020 - 16:30 # # # # # # # # # # # #

As câmeras do sistema de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) auxiliou mais uma vez a recuperar um veículo tomado de assalto na Capital. Um homem suspeito de participar do crime foi preso por policiais militares, na manhã desse domingo (12), no Centro de Fortaleza.

O veículo foi detectado pelo Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), inteligência artificial que vem contribuindo para a redução do roubo de veículos no Ceará. Somente em 2019, foram 45% a menos desse tipo de crime no Estado – indo de 9.319 carros e motos roubadas em 2018 para 5.128.

Após cadastro dos dados do automóvel no Spia, as patrulhas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam informações sobre o trajeto feito pelo veículo que vinha sendo acompanhado pelo videomonitoramento da Ciops. Os agentes se aproximaram do carro modelo Renault Duster, em uma via do Centro da cidade, e abordaram Francisco Anderson dos Santos Nunes (28), com passagens por roubo e furto. O homem foi conduzido para o plantão do 2º Distrito Policial (DP), no bairro Aldeota.

As vítimas reconheceram o suspeito e tiveram o bem restituído na unidade policial. O carro foi roubado na madrugada do domingo, na Praia de Iracema. A Polícia Civil segue investigando a participação de outras pessoas envolvidas no crime. Anderson foi autuado em flagrante pelo crime de roubo.