Foragido da Justiça é preso pela PMCE com a utilização do reconhecimento facial da SSPDS

6 de janeiro de 2020 - 16:55 # # # # # # # #

Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE), após a utilização da ferramenta tecnológica de reconhecimento facial, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), efetuou a prisão de um foragido da Justiça, nesse sábado (4), em Fortaleza. Durante a ação, ocorrida no bairro Conjunto Palmeiras, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, os policiais militares utilizaram o aplicativo, que chegou ao nome verdadeiro de um homem que estava com mandado de prisão em aberto oriundo da Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza.

Na abordagem, ocorrida após uma tentativa de fuga do suspeito, que também é investigado por roubo, o homem se apresentou apenas como João Batista, alegando não recordar do sobrenome. No entanto, após a utilização da ferramenta, as equipes chegaram à identificação verdadeira do suspeito, que se trata de João Batista de Sousa Filho (27).

Com uma simples fotografia captada pela câmera de um smartphone comum, o aplicativo realizou uma busca em uma base de identificação civil com quase oito milhões de cadastros. Além do mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa, João Batista também possui antecedentes criminais por roubo, porte ilegal de arma de fogo, violação ao estatuto de defesa do torcedor e crime contra a administração pública.

Essa não é a primeira vez que o reconhecimento facial da SSPDS apresenta resultados efetivos no combate à criminalidade. Em 2019, suspeitos envolvidos em furtos, roubos de veículos e estelionato também tiveram seus verdadeiros nomes revelados graças à tecnologia disponível para os profissionais de segurança cearenses. Durante a ocorrência de sábado, o homem foi levado ao 30° Distrito Policial (DP), onde foi registrado procedimento contra ele. Agora, o suspeito se encontra à disposição da Justiça.