SSPDS inicia reforço policial com Operação “Centro Seguro” em Fortaleza

21 de novembro de 2019 - 16:59 # # # # # #

Com o intuito de coibir a criminalidade nas vias do Centro da cidade e imediações, além de garantir a segurança das pessoas que frequentarão as lojas para fazer compras de fim de ano, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) dá o pontapé inicial para a Operação “Centro Seguro”. A partir desta quinta-feira (21), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai mobilizar 6.141 agentes para atuarem perímetro central da cidade até o dia 25 de janeiro de 2020. A cerimônia de abertura da operação, realizada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, marca o início das ações de segurança.

A intensificação do policiamento na área faz parte de uma das estratégias utilizadas todos os anos pela Polícia Militar, distribuindo estrategicamente o reforço de militares nos principais locais do bairro, como forma de reprimir ações criminosas e garantir a tranquilidade da população que frequentará essa região neste período. O reforço policial contará com um efetivo diário de 210 PMs, que ficarão divididos em dois turnos.

Policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizarão rondas ostensivas, por meio de ações coordenadas, utilizando modalidades diversas de policiamento – a pé, montados, em patrulhas móveis e de bicicleta. Durante todo o período de operação, cinco bases móveis serão distribuídas em pontos estratégicos, com funcionamento 24 horas por dia.

“Quero dizer a toda a população cearense, em especial aos comerciantes do Centro e às pessoas que vêm aqui para realizar seus negócios e compras, que podem ficar tranquilos, porque a Polícia Militar estará presente e garantindo o direito de locomoção de todos que vêm ao Centro. Mesmo a partir do dia 25 de janeiro, estaremos presente com todo afinco. Neste momento, estamos também desencadeando operações de Natal Seguro na Região Metropolitana e nos Interiores Norte e Sul, em Sobral e Juazeiro do Norte”, disse o coronel Manuel Ozair, subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará.

Coronel Manuel Ozair, subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará

Ainda durante a abertura da operação “Centro Seguro”, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), Francisco de Assis Cavalcante, elogiou o empenho das Forças de Segurança cearense. “Eu quero dizer que nós, comerciantes aqui do Centro, estamos muitos felizes e satisfeitos, porque passamos o ano esperando por essa grande data, que é o Natal, e temos a certeza que os senhores estarão aqui nos guarnecendo, e isso nos dá uma segurança muito grande. Quero parabenizar a todos pelo êxito, porque os resultados estão caindo vertiginosamente, tanto os crimes contra a vida, como os crimes contra o patrimônio. Então, isso nos deixa felizes enquanto cidadãos, porque sabemos que temos uma Polícia séria, comprometida e que busca o bem-estar social”, elogiou.

Francisco de Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza)

Bombeiros

Como o fluxo de pessoas aumentará de forma significativa com a aproximação do Natal e do Réveillon, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também atuarão com 14 bombeiros militares. Durante o evento “Natal Luz”, que ocorre dos dias 21 deste mês a 23 de dezembro, quatro viaturas de combate a incêndios e de resgate serão disponibilizadas. A frota comparecerá pontualmente ao local e ali permanecerá até o escoamento de todo o público. As praças do Ferreira, Portugal, Luiza Távora, Cristo Redentor e o entorno do Estoril também ganharão reforço.