Número de presos e apreendidos por crimes no Ceará sobe para 86

5 de janeiro de 2019 - 12:57 # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que 86 pessoas já foram presas e apreendidas por envolvimento nas ações criminosas no Ceará. Da noite de ontem (04) até a manhã deste sábado (05), 36 foram capturadas e autuadas em flagrante. A SSPDS ressalta ainda que após o início da operação realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no interior dos coletivos na Grande Fortaleza, nenhum ônibus foi incendiado na Capital e Região Metropolitana desde o início da noite de ontem.

Além do trabalho ostensivo que foi reforçado nas ruas, por meio de composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o trabalho investigativo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) tem se concentrado na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Nos flagrantes realizados no plantão de ontem, foram apreendidas duas armas de fogo, entre elas um fuzil mosquefal, galões de gasolina e coquetéis molotovs.

Operação nos coletivos

A SSPDS e sua vinculada Polícia Militar do Ceará (PMCE) seguem com a operação, iniciada ontem, no interior dos coletivos da Grande Fortaleza. Neste sábado, são 100 linhas de ônibus na Capital com policiais militares dentro dos veículos; quatro na Região Metropolitana, seguidas por equipes de motopatrulhamento. A iniciativa foi articulada com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que informou os principais itinerários a serem acompanhados. Parte dos novos 373 policiais recém-nomeados na quarta turma do último curso da PM está atuando nos coletivos. Serão três policiais militares fardados dentro de cada coletivo, nas 100 linhas da Capital. A partir de meia-noite, 20 linhas de ônibus “corujões” foram escoltadas por viaturas da Polícia Militar em Fortaleza, visando inibir ações criminosas contra os veículos de transporte de passageiros.

Autuações em presídios

Conforme divulgado, ontem, pelo secretário da SSPDS, André Costa, equipes da Polícia Civil foram enviadas para o interior da Casa de Privação Provisória de Liberdade 3 (CPPL 3), em Itaitinga, onde mais de 250 detentos devem ser autuados por envolvimento em distúrbios na unidade. Desde quinta-feira (03), 113 internos foram autuados por desobediência, resistência e motim.

Casos registrados

Não houve registro de feridos nas ocorrências registradas no Estado desde a madrugada deste sábado. Foram casos em Fortaleza e em 13 cidades.

Esclarecimento sobre falsas informações

A Secretaria da Segurança Pública esclarece sobre mais uma notícia falsa que foi divulgada em redes sociais, na noite dessa sexta, acerca de uma suposta nota emitida pelo Secretário da Segurança. Tal informação é mentira. Informações oficiais são divulgadas no site sspds.ce.gov.br e nos perfis oficiais da SSPDS (Facebook (/sspdsce), Instagram (@sspds_ce) e Twitter (@sspdsce). É importante que o cidadão esteja atento e não compartilhe ou divulgue relatos incertos. Divulgar material falso é crime.

Denúncia

A população pode contribuir repassando informações que ajudem nas prisões e apreensões de criminosos. As denúncias podem ser feitas pelo 181, que é o número do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo é garantido.