Corpo de Bombeiros realiza treinamento de Salvamento Veicular em Sobral

16 de setembro de 2020 - 17:47 # # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) finalizou, nesta quarta-feira (16), o treinamento de Salvamento Veicular. O curso ocorreu durante os dias 15 e 16 deste mês e contou com a presença de 22 bombeiros militares, além de dois integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A capacitação ocorreu no quartel da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros (1ªCia/3ª BBM), sediado em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

O treinamento, que possui carga horária de 20 horas/aula, foi ministrado por profissionais oriundos do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU). Entre os orientadores estavam presentes o major Daniel Landim, a tenente Isabel Cristina, os subtenentes Dejacy e Lemos e o soldado A. Rodrigues.

Com o principal propósito do curso sendo o de proporcionar aos participantes uma metodologia sobre o tema e as principais técnicas para aperfeiçoar o atendimento em acidentes envolvendo veículos leves, foram estudados também diversos planos de ação e técnicas de extração com base na avaliação das vítimas no momento do resgate. Além disso, o curso trouxe atribuições de cada integrante das equipes de Salvamento Veicular em Veículos Leves e também os procedimentos de encerramento da operação.

“Foram montados quatro cenários distintos para possíveis acidentes de trânsito, que podem acontecer e serem atendidos pelas guarnições do Corpo de Bombeiros. Destacamos a agilidade e a perícia dos nossos homens durante todo e qualquer tipo de resgate”, destacou o major Daniel Landim, um dos instrutores do projeto e coordenador do treinamento.

De acordo com o major Mardens Vasconcelos, que também participa do treinamento como aluno, esse é um momento muito importante para o efetivo de bombeiros militares lotados no quartel da cidade de Sobral, havendo uma reciclagem e uma atualização das técnicas de salvamento em vítimas de acidentes de trânsito.

Conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS, o Brasil é o quinto país do mundo em quantidade de mortes por acidentes de trânsito. O ano de 2019 teve redução de 2,6% nos acidentes em rodovias em relação ao ano anterior. Por outro lado, o número de vítimas (mortos e feridos) subiu 3,3%. Ao todo, 5.332 pessoas morreram no trânsito no passado, contra 5.269 fatalidades registradas em 2018.

De janeiro a março de 2020, antes das medidas de isolamento serem implementadas no país, o Brasil registrou 89.028 acidentes de trânsito; 9.298 eventos com morte, 59.726 com invalidez permanente, e 20.004 que resultaram em despesas médicas.

Dicas de Segurança

Para o tenente-coronel Moraes, “um trânsito seguro é uma questão de atitude. Para que ele seja mais seguro, é importante prestar atenção às regras, e colocá-las em prática, evitando assumir posturas transgressoras”, enfatizou o comandante da 1ªCia/3ºBBM.

– Não se esqueça de colocar o cinto de segurança. Além disso, os passageiros do banco de trás também devem colocá-lo.

– Independentemente do veículo, é fundamental mantê-lo sempre revisado. Procure ter certeza de que seu veículo está sempre em boas condições para circular pelas vias.

– Se você ingerir bebida alcoólica, não assuma a direção do veículo. Um dos principais efeitos do álcool em sua corrente sanguínea é a diminuição de reflexos, o que prejudica muito a condução. Assim, além do risco de causar graves acidentes, as penalidades podem ser pesadas.

– Use a sinalização de maneira correta. Por exemplo, o uso da seta faz com que os outros condutores entendam suas ações, de modo a evitar qualquer atitude que possa causar um acidente. Além disso, é indispensável que você também preste atenção aos sinais dados pelos demais motoristas.

– Independentemente da hora e do lugar em que você estiver dirigindo, respeite a sinalização de trânsito. Observe as placas, obedeça à sinalização semafórica e todas as demais indicações. Essa é uma atitude simples que faz toda a diferença.

– Como estão os faróis do seu carro? Preste atenção, pois usar o farol muito alto pode atrapalhar a visão dos outros motoristas, dificultando sua condução.