CBMCE participa de evento para aperfeiçoamento de atendimentos de traumas em Santa Catarina

28 de abril de 2024 - 10:30 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou do 5º Desafio Catarinense de Trauma e 6° Desafio Nacional de Trauma, evento realizado na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Um dos principais objetivos do encontro foi aprimorar as habilidades em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), o desafio simulou cenários reais de acidentes, como colisões, quedas, afogamentos e desabamentos de estruturas e outras situações de salvamento. As equipes foram formadas por dois componentes, que competiram em duas modalidades: complexa (com duas vítimas) e standard (com uma vítima).

A convite da ABRES, o coronel bombeiro militar do Ceará, Albert Arruda, foi um dos avaliadores das provas de traumas complexos. A iniciativa ocorreu de 18 e 21 de abril, reunindo profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, resgatistas e bombeiros militares e civis de todo o Brasil.

Sobre o desafio

O encontro visou a profissionalização e a padronização das técnicas de resgate e salvamento no Brasil. Por meio da simulação de situações reais, os participantes aprimoram suas habilidades na estabilização de vítimas, no manejo de vias aéreas, na contenção de hemorragias e em outros procedimentos essenciais para salvar vidas.

Sobre a ABRES

A ABRES é uma organização sem fins lucrativos que busca aperfeiçoar as técnicas de resgate multidisciplinares no Brasil desde 2014. A entidade representa o país na Organização Mundial de Resgate (WRO) e promove treinamentos, avaliações e intercâmbios para aprimorar a atuação das equipes de salvamento em todo o território nacional.