CBMCE resgata mais de 4 mil animais no 1º quadrimestre deste ano

2 de maio de 2024 - 17:07 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou no 1º quadrimestre de 2024 o total de 4.140 animais. O número de resgates da corporação reflete o trabalho realizado de 1º de janeiro a 30 de abril, em todo o Ceará. O balanço representa um aumento de 6,87%, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram resgatados 3.875 animais em todo o Ceará.

Ainda conforme o balanço, somente em abril, foram resgatadas 2.209 serpentes do tipo jiboia. Outros animais que figuram na lista de resgates do CBMCE são outras espécies de serpentes, felinos, cães, cassacos, iguanas e bois. Na manhã desta quinta-feira (2), os bombeiros militares resgataram em segurança um cão de dentro de um poço de cinco metros de profundidade. A estrutura de alvenaria estava repleta de lixo e água, o que representava um risco à saúde do animal.

“Mantenha-se sempre distante de animais silvestres, principalmente serpentes. Tampar poços, cercar e sinalizar ajuda a evitar quedas de animais e pessoas nestes locais. Assim como fechar corredores estreitos também ajuda a evitar que esses animais fiquem presos em locais confinados”, recomenda o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Acionamento

Durante o período chuvoso, ou quando ocorrem limpezas em terrenos baldios, é comum a população se deparar com cobras. Esses animais procuram locais onde haja alimentos, especialmente quando esses espaços estão tomados por vegetação.

Nessas situações, a população deve ligar para 193 e solicitar a presença dos bombeiros militares. O CBMCE irá recolher o animal e devolvê-lo ao ambiente adequado, evitando perigo às pessoas, especialmente às crianças e idosos.

*Com informações da assessoria de comunicação do CBMCE