Operação da Polícia Civil resulta na prisão de seis suspeitos de envolvimento em vários crimes em Acaraú 

25 de abril de 2024 - 14:58 # # # #

 Entre os capturados, dois homens são suspeitos de furtarem fios de energia na região e um deles estava sendo investigado pela prática de crimes sexuais contra duas irmãs

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na captura de seis homens que estavam sendo investigados por diversos crimes na Região Norte do Estado. A ofensiva policial aconteceu nessa quarta-feira (24), na cidade de Acaraú, que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Dentre os crimes cometidos pelos suspeitos, que estavam sendo investigados, estão roubo majorado, estupro de vulneravel, furto qualificado e lesão corporal no contexto da lei Maria da Penha. 

A operação denominada “Erga Omnes” foi deflagrada pela Delegacia Regional de Acaraú e iniciou na manhã dessa quarta-feira. As equipes policiais iniciaram as diligências para dar cumprimento a mandados judiciais expedidos pelas Comarcas de Acaraú e 5º Núcleo de Custódia e Inquérito da Comarca de Sobral, em virtude da prática dos diversos crimes. Ao todo, sete mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra os seis alvos da operação. Os suspeitos foram capturados em diversos locais da cidade de Acaraú, bem como nos bairros Pedrinhas, Macajuba, Centro, Córrego das Varas, Buriti e no distrito de Irrigação. 

Dentre os presos, três já possuem antecedentes criminais – um homem, de 58 anos, que já tem passagem por ameaça e estava com um mandado em aberto por lesão corporal no âmbito da lei Maria da Penha; outro homem, de 21 anos, já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo de veículo e furto e estava com uma ordem de prisão em aberto por roubo; o terceiro, de 21 anos,  já tem antecedente por roubo a pessoa e estava com um mandado de prisão por roubo.

Suspeitos de furto de fios de energia

A operação resultou, também, na captura de dois homens suspeitos de furtarem fios de energia na região do Vale do Acaraú.  Os dois suspeitos eram funcionários de uma empresa fornecedora de energia e se aproveitavam da função para, nos momentos em que não estavam trabalhando, furtar os materiais. O que resultou na queda de energia em diversas residências na região. 

Os dois suspeitos, um homem, de 42 anos, estava com dois mandados de prisão em aberto por crimes de furto qualificado, enquanto o outro homem, de 29 anos, estava com outro mandado de prisão em aberto pelo mesmo crime.

Crimes sexuais contra as próprias irmã

O sexto suspeito capturado na operação é um homem, de 27 anos, que já tem antecedentes por estupro de vulnerável. O homem estava sendo investigado pela prática de crimes sexuais contra duas irmãs dele. Ao longo das investigações, os policiais identificaram que o homem registrava fotos dos atos libidinosos no aparelho celular de uma das irmãs, que possui deficiente intelectual. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelos crimes de estupro de vulnerável e pelo artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente –  produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente.

Todos os presos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Acaraú, onde foram realizados os procedimentos cabíveis para o cumprimento dos mandados judiciais. Em seguida, os suspeitos foram encaminhados para unidades do sistema penitenciário e colocados à disposição do Poder Judiciário.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (88) 3661-1017, da Delegacia Regional de Acaraú. O sigilo e o anonimato são garantidos.