Colégio Militar do Corpo de Bombeiros comemora 26 anos de compromisso com a educação

13 de abril de 2024 - 12:25 # # # #

Com foco na disciplina e nos estudos, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) comemora, neste sábado (13), 26 anos de compromisso com a educação de crianças e adolescentes. São cerca de mil estudantes que são preparados, com excelência, para as mais diversas profissões.

Jovens como Ivna Maia e Junisson Cavalcante, ambos de 16 anos e cursando o 2º ano do ensino médio. Orgulhosos de fazerem parte do CMCB, eles destacam a disciplina e o respeito como alguns dos diferenciais da escola. “Por mais que a gente aprenda tudo isso em casa, com a nossa família, aqui a gente põe isso em prática todos os dias. Temos que respeitar as patentes e os professores, que são as autoridades de sala de aula”, pontua Ivna.

A major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Juliany Freire, comandante da Assessoria de Comunicação do CBMCE, é uma das profissionais bombeiras militares formadas pelo CMCB. Tendo sido aluna do colégio do 7º ano do ensino fundamental até a sua formatura, ela conta que essa educação militar foi fundamental para a sua formação profissional. “No Colégio, eu cresci vendo militares, na época eram meus professores, eram comandantes da Companhia de Alunos, que eram tenentes, capitães, e hoje são tenentes-coronéis, coronéis, que me influenciaram demais. Então, eu me espelhava neles e acabei me tornando como eles”, afirma a major.

Formatura

Com a proximidade da formatura, que deve acontecer no fim do próximo ano, Junisson e Ivna garantem que vão sentir falta de tudo no CMCB, desde a rotina militar até a convivência com os colegas. “Eu, que faço parte do Pelotão Especial, vou sentir muita falta de ir para as solenidades, para as formaturas. Vou sentir muita saudade disso tudo”, ressalta Junisson.

Major Juliany sabe muito bem como é esse sentimento e lembra como foi a sua última formatura do Colégio. “Foi no dia do meu aniversário, no final de novembro e, no meio da formatura, nós cantamos a Canção do Soldado de Fogo. E, enquanto eu estava cantando, passou todo o filme da minha história na minha cabeça e eu comecei a chorar, pensando ‘é a última vez que eu vou cantar esse hino’. Mas eu passei no concurso, então tenho mais 30 anos para cantar”, destaca.

Depois que se tornou bombeira militar, a major já foi lotada para trabalhar no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros três vezes. “E quando eu trabalho no Colégio, eu tenho a sensação de que eu estou retribuindo tudo aquilo que esta escola me ofereceu. Eu sou muito grata por ter passado por aqui. Eu me sinto em casa. De certa forma, eu não saí do Colégio, ele ainda faz parte do meu cotidiano”, finaliza.

Reconhecimento

Em 2016, o CMCB passou a ser a única escola pública do País a possuir uma disciplina curricular obrigatória de Astronomia. De lá para cá, conquistou 555 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), 68 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes, 14 medalhas na Jornada Cearense de Foguetes (incluindo o atual recorde estadual) e 100 condecorações na Olimpíada Nacional de Ciências, certame no qual a astronomia costuma ter um peso relevante, além de ter obtidos dois prêmios nacionais de desenho no Concurso Astronomia em Mãos, um prêmio nacional de redação no Concurso de Astronomia para Estudantes promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, e duas bolsas de Iniciação Científica Jr do CNPq em função do desempenho na OBA.