PMCE resgata gavião-carijó dentro de galpão no Henrique Jorge

27 de março de 2024 - 11:09 # # # # #

Um gavião-carijó foi resgatado por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), no bairro Henrique Jorge – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) da Capital. O animal silvestre foi resgatado, na tarde dessa terça-feira (26), após entrar em um galpão da região e não conseguir sair.

A ação foi realizada a partir de um acionamento, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para resgatar o animal que se encontrava no interior do galpão. Após o deslocamento de uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (1ª Cia/BPMA) da PMCE, o animal foi resgatado pelos policiais militares. 

Diante disso, o gavião foi entregue aos cuidados do Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que deve realizar os procedimentos adequados para a soltura do animal em habitat natural.   

Dicas de prevenção que a população pode adotar  

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.  

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.   

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.   

Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.   

Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.