Supesp participa de Workshop: Desigualdade Racial e Políticas Públicas no Ceará

20 de março de 2024 - 15:20 # # #

Ampliando cada vez mais o debate em torno de políticas públicas em diversos setores da sociedade cearense, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, na tarde dessa segunda-feira (18/3), do Workshop: “Desigualdade Racial e Políticas Públicas”, no auditório Rachel de Queiroz, da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Benfica.

O encontro, promovido pela Secretaria da Igualdade Racial (Seir), contou com o apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), por meio do Núcleo de Estudos Raciais da UFC e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Além da secretária da Seir, Zelma Madeira, estiveram presentes na mesa de abertura dos debates o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, o analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Victor Hugo e os economistas Michael França (Insper), Allyson Portella (Insper) e professor Guilherme Irffi (UFC).

O objetivo do evento, segundo a secretária Zelma Madeira, é ampliar e, ao mesmo tempo, estreitar e consolidar as informações, conteúdos e formações sobre a temática do racismo estrutural, sua abrangência e aspectos, problemática e como podemos atuar para reduzir seus efeitos em nossa sociedade. “Por isso, convidamos todos que representam secretarias tão importantes nesse cenário, para debater, falarmos, ouvirmos e encontrar soluções para esse contexto que ainda nos atinge”, disse Zelma.

A titular da pasta ainda citou a presença de representantes da Supesp, enfatizando seu papel estratégico no debate e na discussão de novas políticas públicas para a área. O órgão, segundo o próprio superintendente, vem atuando para formatar estudos, dados e indicadores para um melhor entendimento de cada demanda, seja na prevenção e combate ao racismo, a violência contra a mulher, indígenas e outros.

“Assim como implementamos o painel dinâmico para a Secretaria da Diversidade e LGBTQIA+, para entendermos que dinâmica ocorre nessa situação, temos a orientação para continuar ampliando esses estudos também para a questão do racismo. O governador Elmano de Freitas tem feito esse apelo diretamente para nós que compomos a Secretaria da Segurança, em nome do secretário Samuel Elânio”, pontuou o superintendente. Também estiveram presentes ao workshop o diretor de Pesquisa (Dipas/Supesp), Colombo Cirqueira, e a assessora técnica Priscila Falconeri.

Dados

O workshop discutiu sobre as evidências da discriminação racial e sobre como as desigualdades refletem na renda, educação, saúde, violência e política. Também debateu como políticas públicas podem ajudar a reduzir as diferenças baseadas em raça no Brasil. No Ceará, o Ipece, instituto vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reuniu dados e estudos econômicos do nosso Estado, informações que somadas às análises e pesquisas do economista e professor da UFC, Guilherme Irffi, darão ao workshop um parâmetro e contexto local.