Guarda-vidas do CBMCE salvam 181 vidas de afogamentos em Operação Férias 2023.2

2 de fevereiro de 2024 - 16:15 # # # # # #

Além dos salvamentos, cerca de 35 mil ações preventivas foram realizadas junto aos banhistas em Aracati, Caucaia, Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvaram 181 vidas de afogamentos entre os dias 15 de dezembro e 31 de janeiro. O balanço é referente a Operação Férias 2023.2, que teve como objetivo prevenir afogamentos intensificando as fiscalizações nas praias cearenses, contando com o apoio de 115 guarda-vidas do CBMCE. 

O destaque de salvamentos foi para a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo da Praia do Futuro, com 165 resgates. No município de Caucaia, a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo salvou 12 vidas. Já no Posto Avançado de Jericoacoara, quatro pessoas foram resgatadas ao mesmo tempo. Além dos salvamentos, cerca de 35 mil ações preventivas foram realizadas junto aos banhistas em Aracati, Caucaia, Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara. 

Dos resgates, 122 vidas salvas são de cearenses e 59 turistas, sendo uma do Chile e três da Argentina, 12 pessoas do Piauí, dez de Minas Gerais, sete do Distrito Federal, quatro do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; três do Mato Grosso do Sul, duas pessoas de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Pará, Pernambuco e Rondônia e uma pessoa de Roraima, Paraíba e Maranhão, respectivamente. 

Operação Férias 2023.2 

A Operação Férias 2023.2, finalizada nessa quarta-feira (31), distribuiu o efetivo em 23 postos, entre fixos e móveis, que funcionaram das 9h às 17h, contando com seis viaturas 4×4, sete motos aquáticas, quatro botes salva-vidas, seis quadriciclos e duas ambulâncias de resgate. Os 115 guarda-vidas do CBMCE atuaram no resgate aquático e na recuperação de afogados, os mergulhadores de resgate ficaram em regime de prontidão para operações subaquáticas. Além disso, as ambulâncias foram utilizadas para o atendimento pré-hospitalar e transporte de vítimas para unidades médicas. 

A Operação Férias 2023.2 foi finalizada com êxito, demonstrando a importância da atuação preventiva e do trabalho conjunto entre o Corpo de Bombeiros e a comunidade. A conscientização dos banhistas sobre os riscos do mar e a adoção de medidas de segurança são essenciais para evitar afogamentos e garantir um verão seguro para todos. 

*Com informações da Ascom do CBMCE