Bancos criminais da Pefoce é tema da abertura do II Workshop de Perícia Forense

31 de outubro de 2023 - 17:11 # # # #

Com o objetivo de reunir e promover a integração entre os agentes de Segurança Pública e órgãos do sistema de Justiça, apresentar as atualizações da carta de serviços da Pefoce, iniciou-se nessa terça-feira (31), a programação geral do II Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). 

Na palestra inicial do evento, o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, apresentou os bancos criminais existentes no órgão. No cenário da investigação forense, a análise de dados desses bancos desempenha um papel decisivo para a resolução de casos.

Em sua fala, o perito-geral destacou pontos importantes no uso desses bancos. “O banco da identificação civil tem hoje 17 milhões de registros, sendo dez milhões e quinhentos mil digitalizados. Essa rica fonte de informações permite correlacionar dados para investigações de crimes e identificar a autoria desses delitos”, comentou. 

Outro destaque na palestra foi o banco de perfis genéticos do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF) da Pefoce, que utiliza informações genéticas para auxiliar na investigação criminal.

Sinab

Em sua palestra, Júlio Torres também citou o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), que foi criado com o objetivo de modernizar a perícia criminal e a investigação, aumentando a capacidade de identificar a autoria dos crimes cometidos com armas de fogo. A Pefoce completou um ano de implementação do Sinab no órgão. 

Estabelecendo vínculos entre as armas de fogo utilizadas em crimes e seus elementos de munição coletados, o sistema possibilita comparações entre elementos de munição armazenados no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB), visto que são obtidos em vários Estados, no Distrito Federal e da Polícia Federal.

O momento teve como objetivo principal destacar o papel crucial dos bancos de informações na promoção da justiça e segurança pública, destacando como essas ferramentas são essenciais para a investigação e a identificação de crimes. A interconexão de dados e o uso desses recursos eficientes representam avanços inovadores na área de segurança pública.

 

2ª edição do Workshop da Pefoce contribui para integração dos servidores da Segurança e Justiça