CBMCE resgata 70 animais no último fim de semana no Ceará, dentre eles uma cobra coral e uma jiboia

31 de julho de 2023 - 17:06 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse fim de semana, 70 animais em todo o Ceará, incluindo uma cobra coral e uma jiboia na Região Metropolitana de Fortaleza. Em todo o Estado, foram resgatados 55 serpentes, cinco cachorros, sete gatos, dois cassacos e uma vaca.

Na noite desse domingo (30), os bombeiros foram acionados para capturar uma cobra coral, considerada a mais venenosa do Brasil, no município de Horizonte – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. O réptil foi capturado, dentro de uma residência, com o uso de uma pinça e devolvido à natureza. A equipe fez uma vistoria no local e verificou a inexistência de outras serpentes no local.

 

Já em Pacatuba, também no domingo, uma equipe especializada em busca e resgate de animais, designada como Salvamento 03, foi acionada para resgatar uma jiboia que havia se instalado no telhado de uma residência. Com o uso de luvas resistentes e uma escada apropriada, os profissionais capturaram a cobra com segurança.

“A presença desses animais em áreas habitadas pode gerar receios e preocupações, mas é fundamental que o resgate seja feito de maneira responsável e ética, considerando a importância da conservação da fauna e a preservação do ecossistema local”, afirma o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luiz Cláudio Araújo Coelho.

 

Confira cinco dicas de prevenção que a população pode adotar em situações similares de busca e resgate de animais em áreas urbanas:

1. Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

2. Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

3. Evite alimentar animais silvestres: Isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

4. Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

5) Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.