Em ações distintas, Forças da Segurança capturam dois suspeitos de feminicídios na Capital e RMF

28 de julho de 2023 - 16:49 # # # #

De janeiro a julho deste ano, 25 pessoas já foram capturadas por suspeita de feminicídios no Ceará

As Forças de Segurança do Ceará têm trabalhado incessantemente para coibir os crimes de feminicídio e demais situações de violência contra a mulher em todo território cearense. Nessa quinta-feira (27), duas ações distintas das Polícias Militar e Civil do Ceará resultaram na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de feminicídios contra duas mulheres. Os casos foram registrados no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, e na cidade de Caucaia. 

A primeira captura ocorreu na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, após uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ser acionada para atender a uma ocorrência de feminicídio em um estabelecimento, no bairro Arianópolis. Na ocasião, a vítima, uma mulher de 65 anos, com quem o suspeito, de 73 anos, teria um relacionamento amoroso, foi morta com golpes efetuados por um objeto perfurocortante. O homem foi preso em flagrante. Ele foi conduzido para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caucaia, unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado pelo crime. 

Uma segunda autuação foi registrada na noite dessa quinta-feira (27), no bairro Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. Na ocasião, um homem de 55 anos suspeito de matar a companheira foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). 

De acordo com as informações policiais, a mulher, ainda não identificada formalmente, foi morta por um objeto perfurocortante em um imóvel da região. Após a ação, o homem tentou cometer suicídio. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde, onde está sob escolta policial. Na residência, uma faca que teria sido utilizada no crime foi apreendida. 

Combate aos crimes contra mulheres

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que o Estado do Ceará reforça que os esforços dos trabalhos integrados das polícias cearenses já resultaram, de janeiro a julho deste ano, na prisão de 25 pessoas por suspeita de cometerem feminicídios, sendo 15 presas em flagrante e outras dez pessoas capturadas por força de mandados de prisão. Somente neste mês de julho, três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes. 

Com foco na prevenção de crimes contra as mulheres, são realizadas ações variadas, desde a formação inicial e continuada dos servidores da Segurança, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), ações de policiamento ostensivo e até palestras coordenadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). 

É importante mencionar que o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv), um dos núcleos do policiamento especializado da PMCE, realiza visitas contínuas de mulheres e outros grupos vulneráveis em situação de vulnerabilidade. Em média, 2.500 atendimentos contínuos são realizados por mês. Já no ambito da Polícia Judiciária,  a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) conta com dez unidades da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), responsáveis por receber denúncias e investigar crimes praticados no âmbito doméstico e familiar, além de feminicídios. 

Na Capital, a especializada está instalada na Casa da Mulher Brasileira; e em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá estão nas Casas da Mulher Cearense. Existem DDMs em Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu e Icó. Em Quixadá, a DDM está em processo de migração para o prédio da Casa da Mulher Cearense instalado no município. Já em cidades onde não há unidade especializada da PC-CE, os casos podem ser registrados e investigados pelas delegacias municipais e regionais.